/ Bolsas e Prémios / Bolsas para investigação, ensino e formação

Bolsas Cientista Convidado do IILP

Encontra-se aberto, até 11 de março de 2024, o concurso para atribuição de uma Bolsa ao abrigo do Programa de Bolsas Cientista Convidado do IILP - Instituto Internacional da Língua Portuguesa (BCC-IILP), promovido por este instituto com o objetivo de reforçar a capacidade de desenvolvimento de projetos próprios que fazem apelo mais diretamente a competências na área da pesquisa e da investigação académica e científica.

Para o presente concurso, articulando-se o trabalho do candidato/a a selecionar com o desenvolvimento de projeto na área das Terminologias Científicas e Técnicas Comuns, considera-se fundamental a posse de competências nestes domínios.

Tipos de bolsa: Bolsa de Mestre / Bolsa de Doutor

Áreas de formação/trabalho: - Terminologia; - Lexicografia

Requisitos de admissão:
a) Ser cidadão de um Estado-Membro da CPLP.
b) Ser detentor de grau de Mestre ou de Doutor em domínios associados às áreas de trabalho especificamente assinaladas;
c) Possuir experiência de trabalho e de investigação nas áreas referidas.
d) Não ter usufruído de nenhuma bolsa anterior do IILP no âmbito do mesmo programa.

Local de realização do trabalho: Preferencialmente, na Sede da organização, na cidade da Praia, em Cabo Verde exceto quando, por conveniência do desenvolvimento dos projetos, for de outro modo julgado adequado pelo IILP.

Duração da bolsa: 12 meses.

Início dos trabalhos: abril de 2024.

Condições financeiras da bolsa: à candidatura selecionada será atribuído:
a) Uma bolsa mensal, pelo período de duração do contrato de bolsa, de acordo com o grau académico de que é detentor (Mestrado – 1.700,00€ / Doutoramento – 2.000,00€);
b) Uma viagem no percurso local de origem - Cidade da Praia (Cabo Verde), no início e no fim do período de concessão da bolsa.

Métodos de seleção: a seleção do/a candidato/a será efetuada mediante:
a) Avaliação documental;
b) Entrevista (também possível via plataforma digital) apenas aos/às candidatos/as que o júri entenda relevante no âmbito do presente processo.

Envio de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas, por correio eletrónico, para concurso.bcc.iilp@gmail.com