/ PROJETO PRR_LFA

Pós-graduação em TURISMO COSTEIRO, SUSTENTABILIDADE E CULTURA

A realização com sucesso das 7 unidades curriculares confere um diploma de Pós-graduação da UC, desde que admitido em processo de candidatura.

Créditos
50 ECTS
Duração
255 horas
Vagas
25
Regime/Local
Presencial
(Campus da UC na Figueira da Foz)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

24/08/2023 a 14/09/2023

Realização do curso

30/09/2023 a 25/05/2024

Apresentação

Esta Pós-graduação assenta numa abordagem holística sobre algumas das dinâmicas antropogénicas que ocorrem nos territórios do litoral.

A Pós-graduação em Turismo Costeiro e Marítimo é composta uma uc generalista - Temas de Turismo Costeiro - e por 6 uc’s de especialização:

Ano Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto ECTS Diploma de Formação

2023/24
Temas de Turismo Costeiro* Generalista 45

8

Sim
Dinâmicas territoriais e gestão de destinos turísticos litorais Especialização 35 7 Sim
Turismo, património, cultura e comunidades litorais Especialização 35 7 Sim
Alterações climáticas e dinâmicas litorais Especialização 35 7 Sim
Lazer, saúde, bem-estar e qualidade de vida Especialização 35 7 Sim
“Experience Economy” e estruturação de produtos turísticos Especialização 35 7 Sim
COASTAL Boot Camp I3 (Inspiração, Ideação, Implementação) Especialização 35 7 Sim

A unidade curricular "Temas de Turismo Costeiro" aborda as dinâmicas, desafios e abordagens macro-micro sobre diversas temáticas que impendem sobre os espaços costeiros e marítimos, enquanto contextos de produção e consumo turístico. A conclusão deste curso apresenta-se como um critério preferencial para ingresso na Pós-graduação, desde que sejam cumpridas as condições de ingresso na mesma e de acordo com o número de vagas definidas.

Aos formandos que posteriormente ingressarem na Pós-graduação ser-lhe-á reconhecida esta formação na correspondente unidade curricular da Pós-graduação.

A aprovação em cada uma dessas unidades dará lugar à emissão de um diploma. Só os estudantes que frequentem a Pós-graduação e que realizem, com sucesso, as unidades curriculares que integram o seu plano de estudos terão acesso a um diploma de curso de Pós-graduação.

Calendarização:

Inicio aulas: 30 de setembro 23

Fim aulas: 25 de maio 24

Horário:

Sábados 10:00 - 19:00 (todo a período de formação)

Quintas: 14:00 - 19:00 (de 16 nov. a 18 abril, em acumulação com os sábados)

 

 

 

Objetivos

Esta Pós-graduação, assente numa abordagem holística sobre algumas das dinâmicas antropogénicas que ocorrem nos territórios do litoral, com especial destaque para as oportunidades e desafios associadas às atividades de lazer e turismo enquanto dinamizadoras do Blue Growth, tem como objetivos principais:

-Integrar as ciências sociais na oferta formativa associada ao cluster do mar e das áreas costeiras;

- Verter, para uma oferta formativa inovadora e integrada, as dinâmicas antropogénicas destacadas na Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e no Plano de Ação Litoral XXI; especificamente: i) economia azul circular e sustentável, ii) saúde e bem estar das populações costeiras, iii) educação e formação e iv) alterações climáticas;

- Disponibilizar uma oferta formativa pós-graduada inovadora em Portugal, com foco nos processos e propostas de valor associados aos ambientes aquáticos, designadamente turismo, lazer e património.

Competências a desenvolver

No final da Pós-graduação, os estudantes deverão ser capazes de:

  1. Analisar criticamente e avaliar situações associadas ao cluster do mar;
  2. Interpretar as dinâmicas e processos naturais e antrópicos;
  3. Reconhecer e inventariar o património material e imaterial costeiro;
  4. Refletir sobre a importância do turismo nas atividades costeiras e marítimas;
  5. Identificar e comparar as melhores práticas no âmbito da economia azul e das comunidades do litoral;
  6. Compreender o valor sistémico da sustentabilidade no interface terra/mar.

Condições de acesso

Possuir o grau de licenciado/a ou, na ausência dessa formação académica, ser detentor/a de um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante para a frequência deste curso pela respetiva equipa de coordenação.

Avaliação:

A classificação final do curso corresponderá à média (aritmética) das classificações obtidas em cada das sete unidades curriculares. Apresentar-se-á numa escala quantitativa (mínimo: 0; máximo: 20 valores).

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual.

(O preço do curso é de 575€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

A desistência, após efetivação da inscrição, implica o pagamento da totalidade do curso pelo formando.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Esta ação de formação será organizada na modalidade de curso de formação, com sessões teóricas, modo conferência, visitas patrimoniais e complementadas com aplicação prática.
A componente teórica organiza-se em conferências plenárias seguidas de debate;
A componente teórico-prática, organiza-se em trabalho de campo, com visitas e interações com recursos(documentos) formativos passíveis de utilização em contexto escolar.

Área científica predominante

Turismo e lazer

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Temas de Turismo Costeiro

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local;

2. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais;

3. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais;

4. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health);

5. Experience economy (economia de experiências);

6. Realização de visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados).

2 Dinâmicas Territoriais e Gestão de Destinos Turísticos Litorais

1. Ocupação e organização dos territórios litorais: do global ao local

1.1. Dinâmicas populacionais: retrospetiva e tendências

1.2. Metamorfoses funcionais dos espaços litorais no Antropoceno

2. Produção e consumo dos espaços turísticos do litoral

2.1. Turistificação do litoral: da vilegiatura balnear ao turismo de sol, mar e praia

2.2. Tipologias de espaços turísticos litorais

3. Gestão de destinos turísticos litorais

3.1. O litoral e o turismo balnear nos planos e políticas de turismo em Portugal

3.2. Governança de destinos turísticos litorais

3.3. Ferramentas de apoio à gestão

4. (re)Pensar o turismo marítimo e costeiro

4.1. O turismo e o litoral em contextos de mudança: das macro-agendas da EU ao contexto pós-pandémico

3 Turismo, Património, Cultura e Comunidades Litorais

1. Turismo e território marítimo e costeiro. Elementos históricos, morfológicos e culturais

2. Património marítimo e costeiro

2.1. Património natural marítimo e costeiro

2.2. Bens culturais associadas ao património marítimo e costeiro (material e imaterial)

2.3. Património gastronómico 

2.4. Eventos associados ao território marítimo e costeiro

2.5. Aproveitamento turístico do património marítimo e costeiro

3. Comunidades litorais e tradições culturais

3.1. As sociedades marítimas do litoral

3.2. Comunidades costeiras e atividades económicas

3.3. Comunidades piscatórias 

3.4. Roteiros turísticos

4 Lazer, Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida

1. Vilegiatura balnear e saúde

1.1. A apropriação da praia como espaço de lazer e de prática terapêutica: da história à atualidade;

1.2. Da doença à promoção da saúde

2. Talassoterapia e o seu papel numa visão integrada para a saúde e bem-estar

2.1. Uso(s) sanatórios marítimos, talassoterapia e outras práticas: da doença à promoção de saúde;

3. Espaços 'azuis' e a saúde 'azul' (Blue spaces e blue health)

3.1. Novas perspetivas em saúde mental

5 Alterações Climáticas e Dinâmicas Litorais

1. Alterações climáticas: suas causas e mecanismos principais

2. Principais consequências e impactos das alterações climáticas na linha de costa

3. Medidas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas

4. Dinâmicas costeiras: Das alterações climáticas às intervenções locais e regionais no território

6 Experience Economy e Estruturação de Produtos Turísticos

1. Experience economy (economia de experiências)

1.1. A nova sociedade da experiência e as gerações do consumo (X, Y e Z)

1.2. A economia azul

1.2.1. Oferta e procura turísticas: principais mercados e destinos

2. Estruturação de produtos turísticos em ambientes aquáticos

2.1. Turismo de cruzeiros

2.2. Turismo de iates

2.3. Turismo fluvial

2.4. Desportos e atividades de lazer

2.5. Estações náuticas

7 COASTAL Boot Camp I3 (Inspiração; Ideação; Implementação)

1. Realização de duas visitas de estudo aos contextos litorais de proximidade (contacto direto com a realidade dos espaços litorais e o turismo marítimo e costeiro; análise de situação; contactos com interlocutores privilegiados);

2. Organização de 1-2 eventos de partilha e discussão de casos/temas concretos (workshops; palestras; etc)

3. Dinamização de fórum de reflexão/discussão centrado em questões priorizadas pelos formandos, num modelo participativo e interativo (ex: ‘World Café’).

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria
Faculdade de Letras

Centro(s) de investigação

Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.