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Ferramentas para Ler Arquivos Sedimentares Costeiros de História Recente

Créditos
2 ECTS
Duração
22 horas
Vagas
15
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(Campus da UC na Figueira da Foz)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

23/03/2023 a 15/06/2023

Realização do curso

21/06/2023 a 10/07/2023

Apresentação

A formação visa conferir competências para a reconstrução de mudanças ambientais que podem ser atribuídas a ações antrópicas e dimensionar essas transformações considerando tendências de transformação naturais. Envolverá:

(1) a seleção de locais e dispositivos adequados para amostrar os registros sedimentares; 

(2) a escolha e aplicação de marcadores de mudanças ambientais mais ajustados aos vários registos e problemas em análise; 

(3) a vinculação de características ambientais com aspetos composicionais de sedimentos coevos; 

(4) o reconhecimento de caraterísticas composicionais associadas a ações do Homem.

Compreenderá sessões preliminares focadas em mudanças ambientais conhecidas, exercícios de campo com amostragem de material sedimentar, trabalho laboratorial para tratamento de amostras e medição de propriedades dos sedimentos e uma sessão final para interpretar as proxies das mudanças ambientais.

Funcionamento - 9:00 - 18:00:

21 e 22 de junho - sessões online

23 junho - trabalho de campo

10 de julho – avaliação

O curso também oferecerá 2 palestras online gratuitas (a anunciar em breve os oradores, a data e o título da comunicação).

Objetivos

Compreender como aplicar ferramentas para o reconhecimento de intervenções humanas passadas em registos sedimentares costeiros; desenvolver competências de análise e comunicação na área das ciências ambientais.

Materais de Apoio:

Para saber mais sobre as temáticas a abordar no Curso e sobre as linhas de investigação dos formadores, por favor, consulte:

https://doi.org/10.1016/j.clay.2020.105675

https://doi.org/10.1016/j.earscirev.2019.103039

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0048969721058964

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0012825220304876

https://i-plastic.net

https://onoff.rd.ciencias.ulisboa.pt/

https://www.youtube.com/watch?v=rNxJHB9lZsw

https://www.youtube.com/watch?v=QjSsL4fXwT8

Competências a desenvolver

No final do curso os formandos devem ser capazes de:

(1) selecionar os melhores arquivos ambientais com capacidade para reter um registo de alteração ambientais recentes;

(2) selecionar e aplicar os métodos de amostragem mais adequados aos vários arquivos sedimentares;

(3) tratar amostras em laboratório de forma a separar traçadores de influências humanas (p. ex., microplásticos e outros detritos, elementos químicos...);

(4) conhecer métodos de datação que permitam situar um corpo sedimentar em escalas cronológicas;

(5) relacionar alterações ambientais conhecidas com caraterísticas dos sedimentos;

(6) interpretar alterações composicionais em termos de forçadores naturais e antrópicos.

Condições de acesso

Licenciados em Geologia, Biologia, Geografia, História ou outras com interesse na história das condições ambientais à superfície da Terra.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 75€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Esta formação envolverá:

(1) a seleção de locais e dispositivos adequados para amostrar os registros sedimentares; 

(2) a escolha e aplicação de marcadores de mudanças ambientais mais ajustados aos vários registos e problemas em análise; 

(3) a vinculação de características ambientais com aspetos composicionais de sedimentos coevos; 

(4) o reconhecimento de caraterísticas composicionais associadas a ações do Homem.

Compreenderá sessões preliminares focadas em mudanças ambientais conhecidas, exercícios de campo com amostragem de material sedimentar, trabalho laboratorial para tratamento de amostras e medição de propriedades dos sedimentos e uma sessão final para interpretar as proxies das mudanças ambientais.

Área científica predominante

Ciências do ambiente

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Ferramentas para ler arquivos sedimentares costeiros de história recente

Compreender como aplicar ferramentas para o reconhecimento de intervenções humanas passadas em registos sedimentares costeiros; desenvolver competências de análise e comunicação na área das ciências ambientais.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Centro(s) de investigação

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.