/ PROJETO PRR_LFA

Curso de especialização em sustentabilidade e análise de ciclo de vida em construção à base de madeira

6 ECTS
Duração
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(FCTUC - Polo II)
Idioma(s) de ensino
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

09/04/2024 a 13/09/2024

Realização do curso

16/09/2024 a 31/01/2025

Candidaturas

Apresentação

O curso procura fornecer uma compreensão clara dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável (SD) e Construção Sustentável (SC).

O curso proposto apresenta uma parte escolar com um peso de 6 ECTS.

A avaliação será concretizada por:

a) Exame escrito convencional e/ou;

b) Desenvolvimento de trabalhos ou resolução de problemas práticos.

A conclusão do curso implica a aprovação na u.c., conforme definido no plano de curso.

Coordenação:

João Negrão -  jhnegrao@dec.uc.pt

Alfredo M.P.G. Dias -   alfgdias@dec.uc.pt

São ainda objetivos do curso:

• Permitir a compreensão e aplicação dos princípios de SD para o sector da construção;
  • Familiarizar os participantes com a metodologia de Análise de Cicilo de Vida (ACV), com ênfase nas soluções construtivas de madeira;
  • Informar sobre as exigências das normas ISO e EN relativas à ACV de edificios e produtos;
  • Transmitir conhecimentos relativos à interpretação e análise de resultados de estudos de ACV.

Competências a desenvolver

Capacidade para compreensão e avaliação da sustentabilidade, nas suas várias vertentes, de produtos e construções baseadas em madeira. Capacidade para compreensão e desenvolvimento de relatórios de Análise de Ciclo de Vida para produtos e construções baseadas em madeira.

Condições de acesso

O candidato deve ser titular de licenciatura/bacharelato (1º Ciclo), ou equivalente, nas áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Florestal ou outras afins com estas ou relacionadas com a temática da sustentabilidade.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 90€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

Qualquer posterior pedido de creditação deverá respeitar as regras legalmente previstas de creditação em termos de % e só poderá ser deferido a pessoas que tenham o perfil adequado para ingressar no Mestrado, nomeadamente 5 anos de experiência profissional.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

• Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Construção civil e engenharia civil

Línguas de aprendizagem/avaliação

Plano de estudos

1 Sustentabilidade e avaliação do ciclo de vida de soluções à base de madeira

- Fornecer uma compreensão clara dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável (SD) e Construção Sustentável (SC);
- Compreender o desafio da aplicação dos princípios de SD para o sector da construção;
- Familiarização com a metodologia de ACV;
- Obtenção de conhecimentos sobre as exigências das normas ISO e EN relativas à ACV de edificios e produtos;
- Obtenção de conhecimento sobre a aplicação da ACV a soluções construtivas de madeira;
- Obtenção de conhecimentos relativos à interpretação e análise de resultados de estudos de ACV.

Bibliografia

ISO 14040: Environmental Management - Life Cycle Assessment - Principles and Framework. International Standard Organization. 1997
ISO 14044: Environmental Management - Life Cycle Assessment - Requirements and Guidelines. International Standard Organization. 2006
EN 15804: Sustainability of construction works - Environmental product declarations - Core rules for the product category of construction products. European Committee for Standardization. 2012
EN 15978: Sustainability of construction works. Assessment of environmental performance of buildings. Calculation method. European Committee for Standardization. 2011
Ferrão, P. Ecologia Industrial. Princípios e ferramentas. Instituto Superior Técnico. 2009
EEBGUIDE (on-line platform)- Operational guidance for life cycle assessment studies of the energy efficient buildings initiative (www.eebguide.eu)

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Descobre o DEC
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Centro(s) de investigação

Institute for Sustainability and Innovationin Structural Engineering

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.