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Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe - 2ª edição

RAMO 1 - Diploma UC

RAMO 2 - DUPLA CERTIFICAÇÃO: pela UC (Diploma) e pelo Serviço de Formação do CHUC, entidade acreditada na área da formação pelo Ministério da Saúde–ACSS, IP, nos cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) e Equipas de Trauma e pelo INEM na valência SAV.

Créditos
24 ECTS
Duração
122 horas
Vagas
30
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(Polo I e Polo III da Universidade de Coimbra)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Apresentação

O aumento da frequência e intensidade de cenários de risco e catástrofes naturais determinam a necessidade de investimento numa especialização para a gestão do risco, a qual capacita os atores para uma atuação em contextos de emergência e catástrofe (EC).

O Curso é composto por um Tronco Comum e dois Ramos de Especialização:

Ramo 1: Riscos Territoriais

Ramo 2: Resposta em Saúde

e está estruturado em 8 unidades curriculares (7 obrigatórias e 1 opcional), ministradas presencialmente ou por frequência online, síncrona, lecionadas às Sextas-Feiras e Sábados.

TRONCO COMUM

Unidade Curricular Tipo Horas de contacto Frequência
Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e
tipologia de catástrofes
Obrigatória 15h Presencial / On-line
Organização e resposta extra-hospitalar em cenários de emergência/catástrofe Obrigatória 8h Presencial / On-line
Prova Final Obrigatória 12h Presencial

RAMO 1 | RISCOS TERRITORIAIS

Unidade Curricular Tipo Horas de Contacto Frequência
Análise de riscos e vulnerabilidades Obrigatória 14h Presencial / on-line
Clima e riscos Obrigatória 12h Presencial / on-line

Sistemas de informação geográfica e cartografia em cenários de risco e catástrofe

Obrigatória 14h Presencial
Suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa Obrigatória 8h Presencial

Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe

Opcional * 10h Presencial / on-line

Apoio à gestão emocional em cenários de emergência e catástrofe

Opcional * 12h Presencial / on-line

Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe

Opcional * 10h Presencial/0n-line

Horas contacto Ramo 1: 95h 

* Escolher apenas 1 UC

Ramo 2 | Resposta em Saúde

Unidade Curricular Tipo  Horas de Contacto  Frequência

Apoio à gestão emocional em cenários de emergência e catástrofe

Obrigatória 12h Presencial/on-line
Cenários clínicos em desastre e Catástrofe I Obrigatória 16h Presencial
Cenários clínicos em desastre e Catástrofe II Obrigatória 24h Presencial
Organização e resposta hospitalar em cenários de desastre/catástrofe Obrigatória 15h Presencial / on-line
Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe Opcional * 10h Presencial / on-line
Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe Opcional * 10h Presencial / on-line

Horas contacto Ramo 2: 122h 

* Escolher apenas 1 UC

 

Local lecionação Módulos I e II:

Pólo I - Student Hub

Datas da realização da 2ª edição a anunciar em breve.

 

Objetivos

São objetivos deste curso:

  • Identificar prioridades de intervenção em situações de risco, EC;
  • Conhecer a cadeia de atores qualificados para atuar em cenários de EC;
  • Treino de competências na avaliação inicial e reanimação do doente vítima de trauma, afogamento, intoxicação ou queimadura;
  • Executar manobras de SBV e SAV a aplicar em contexto EC;
  • Saber utilizar equipamento específico em situações de trauma e emerg.;
  • Identificar situações de risco/emerg.causados por agentes de geodinâmica externa e interna, riscos tecnológicos e ameaça terrorista;
  • Adquirir competências básicas para compreender o contexto emocional procedente de cenários de EC;
  • Promover reflexão crítica sobre proced. de segurança e prestação de cuidados disponibilizados em situações de urgência e Emergência.

Competências a desenvolver

Adquirir conhecimentos sob a organização da cadeia de comando ao nível do socorro pré-hospitalar; saber aplicar técnicas de SBV e SAV;

Desenvolver condutas positivas e capacidade de identificação de prioridades de intervenção em cenários de EC;

Identificar fatores de risco gerador por agentes de geodinâmica interna e externa, e ações antrópicas;

Adquirir noções básicas sobre clima e riscos.

Condições de acesso

Ramo 1 – Riscos Territoriais: Possuir o grau de licenciado numa das seguintes áreas: Geografia, Ciências da Terra, Jornalismo, Psicologia, Direito, Engenharia; Proteção civil ou possuir o grau de Licenciado num ciclo de estudos na área da saúde; ou possuir uma licenciatura e integrar o corpo das Forças Armadas.

Ramo 2– Resposta em Saúde: Possuir o Mestrado Integrado em Medicina ou Licenciatura em Enfermagem.

Numerus clausus: 1ª Fase: 30 vagas a distribuir pelos seguintes ramos:

  • 15 vagas - Ramo Riscos Territoriais
  • 15 vagas - Ramo Resposta em Saúde

*Nota: reservadas até ao máximo de 6 vagas para o parceiro IUM/UEFISM. Vagas distribuidas da seguinte forma: - 2 vagas - Ramo Riscos Territoriais - 4 vagas - Ramo Resposta em Saúde.

Caso estas vagas não sejam preenchidas, revertem para o contingente geral.

2. Número mínimo de estudantes para funcionamento do curso:  5 alunos em cada ramo.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: 1.000€

(O preço do curso é de 2.000€ e terá um apoio de 50% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

Em casos devidamente protocolados o incentivo poderá ser superior a 50%.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

Esta ação de formação será organizada na modalidade de curso de formação, com sessões teóricas, modo conferência, visitas patrimoniais e complementadas com aplicação prática.
A componente teórica organiza-se em conferências plenárias seguidas de debate;
A componente teórico-prática, organiza-se em trabalho de campo, com visitas e interações com recursos(documentos) formativos passíveis de utilização em contexto escolar.

Área científica predominante

Proteção de pessoas e bens

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e tipologia de catástrofes

1.Identificar a tipologia de eventos geradores de cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer processos essências de organização e atuação de atores em cenários de emergência e catástrofe;

3.Conhecer planos de intervenção a aplicar em contexto pré-hospitalar;

4.Adquirir noções fundamentais de triagem em cenário de emergência e catástrofe

2 Apoio à Gestão Emocional em Cenários de Emergência e Catástrofe

1 – Reconhecer reações emocionais associadas a contextos de stress agudo,

2 – Conhecer modelos e técnicas de intervenção essenciais associadas aos modelos de intervenção em crise,

3 –Conhecer modelos e técnicas de avaliação e gestão emocional associadas aos modelos de intervenção em situações traumáticas.

3 Aspetos jurídicos em contexto de emergência e catástrofe

1 – Compreender o enquadramento jurídico de atuação no contexto nacional e comunitário em cenários de emergência e catástrofe;

2 – Conhecer o contexto de atuação do mecanismo nacional e europeu de proteção civil,

3 – Identificar condições necessárias para a categorização de estado de sítio e estado de emergência;

4 – Conhecer as principais normas contraordenacionais aplicáveis em cenários de calamidade, contingência e alerta,

5 – Reconhecer o papel fundamental da atuação forense humanitária,

6 – Conhecer procedimentos fundamentais no domínio da recolha, manuseamento e identificação de vítimas mortais;

7 - Conhecer procedimentos fundamentais no domínio no domínio do exame de sobreviventes.

4 Cenários clínicos em desastre/catástrofe I

  1. Saber avaliar e tratar vítimas de trauma, afogamento, intoxicação ou queimadura.
  2. Saber trabalhar em equipas multidisciplinares na abordagem de doentes com trauma grave.

5 Cenários clínicos em desastre/catástrofe II

  1. Saber atuar em contexto de paragem cardiorrespiratória usando o algoritmo de SAV.
  2. Saber atuar em cenário clínico de emergência e catástrofe.

6 Clima e Riscos

1 - Compreender o conceito de risco climático e listar vários destes tipos nas suas componentes de perigosidade e vulnerabilidade.

2 - Enquadrar o sistema climático produtor de riscos no contexto das alterações climáticas.

3 - Perceber os impactos sociais destes riscos e as medidas de mitigação e adaptação que podem ser adotadas para os evitar.

7 Ética e comunicação em cenários de crise e catástrofe

  1. Dotar os formandos de meios e instrumentos que lhes proporcionem uma análise crítica dos media e do espaço mediático;
  2. Perceber as especificidades dos media noticiosos nos atuais contextos comunicacionais;
  3. Discutir os imperativos éticos e os conflitos de interesse no quadro da comunicação imediata

8 Organização e resposta extra-hospitalar em cenários de emergência/catástrofe

1.Conhecer o contexto de comando controlo e coordenação em contexto de resposta extra-hospitalar em cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer atores e estruturas de socorro que intervêm em contexto de cenário de emergência e catástrofe.

9 Organização e resposta hospitalar em cenários de desastre /catástrofe

  1. - Saber organizar a resposta hospitalar em cenário de Emergência/Catástrofe nos seus diversos domínios - Clínico, Epidemiológicas,Triagem, Tratamento, Evacuação e Transporte, Comunicações e Logísticas;

     2. - Saber planear/organizar a resposta hospitalar em situações de exceção incluindo cenários não convencionais

10 Organização pré-hospitalar de sistemas de emergência e tipologia de catástrofes

1.Identificar a tipologia de eventos geradores de cenários de emergência e catástrofe;

2.Conhecer processos essências de organização e atuação de atores em cenários de emergência e catástrofe;

3.Conhecer planos de intervenção a aplicar em contexto pré-hospitalar;

4.Adquirir noções fundamentais de triagem em cenário de emergência e catástrofe

11 Sistemas de informação geográfica (SIG) e cartografia em cenários de risco e catástrofe

  1. Ser capaz de construir processos de modelação com recurso às ferramentas disponíveis na generalidade dos SIG;
  2. Dominar os métodos e princípios de quantificação dos fenómenos representados nos modelos de análise;
  3. Ser capaz de analisar criticamente os resultados intermédios e finais produzidos pelo processo de modelação;
  4. Evidenciar competência para produzir documentos informativos ajustados a diversas audiências.

12 Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa

  1. Saber identificar o doente em paragem cardiorrespiratória.
  2. Saber realizar as manobras de reanimação de suporte básico de vida.
  3. Saber usar um DAE em segurança.

13 Prova Final

1.Saber atuar em contexto de catástrofe integrando a cadeia de comando e a organização da resposta extra- hospitalar e intra-hospitalar.

2.Saber trabalhar neste contexto em equipa multidisciplinar.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Faculdade de Letras
Faculdade de Medicina
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Faculdade de Direito

Entidade(s) subsidiária(s)

Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar - UEFISM
Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica - ALTEC
Instituto Universitário Militar - IUM

Parceiros

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.