O UC Exploratório apresenta na sua Science Photo Gallery a exposição Pequenos tesouros: larvas de peixes dos Açores, coleção de fotografias de larvas de peixe das Reservas da Biosfera da UNESCO dos Açores e ainda do processo de recolha de amostras no terreno.

Desde 2003, investigadores do Marine Research Lab do Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet e Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra têm vindo a estudar as comunidades de ictioplâncton de zonas estuarinas e costeiras, analisando a sua composição e a relação com os fatores ambientais chave e alterações climáticas.

Os ovos e os estádios iniciais do ciclo de vida dos peixes são denominados de ictioplâncton (do grego ikhthus, peixe, e planktos, errante). Desprovidos da capacidade de contrariar correntes, estes permanecem na coluna de água ao sabor das ondas.

Um peixe adulto pode desovar milhões de ovos que originam as larvas ao eclodirem, as quais pouco se assemelham aos seus estádios juvenis e/ou adultos. Até atingirem a sua forma definitiva, estas vão passar por uma série de transformações: desde a abertura da boca, que lhes permite começarem a alimentar-se na coluna de água, ao desenvolvimento das barbatanas que usam para nadar.

Esta nova exposição na Science Photo Gallery do UC Exploratório tem o objetivo de apresentar a todos os públicos um projeto de investigação fundamental para ampliar o conhecimento e a melhor gestão e conservação dos ecossistemas marinhos.

Não perca! A entrada é livre!