A voz foi o primeiro recurso usado pela humanidade para fazer música e, até ao período Barroco, representou a perfeição em termos de expressão musical.
O concerto de abertura da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, apresenta um repertório que inclui obras com elementos vocais, (solista e coros) e outras que representam a voz de forma metafórica ou simbólica.
“Letter from Home” de Aaron Copland remete-nos para a forma mais primitiva de transmitirmos a nossa “voz”, enquanto comunicação e forma de expressão. As canções “Acordando” e “Canção da Vindima” de Joly Braga Santos trazem-nos a voz como instrumento musical solista. Os textos dessas canções são também a voz dos seus autores: a voz do poeta Antero de Quental e a voz do povo anónimo.“Cena Lírica” de Luís de Freitas Branco é uma obra concertante para violoncelo e orquestra que transporta para a expressividade musical o lirismo.
Em “Of Our New Day Begun”, o compositor Afro-Americano Omar-Thomas recorre à voz falada e cantada dos instrumentistas da orquestra para homenagear as nove vítimas do atentado de carácter racista à entrada da Igreja Metodista “Mother Emanuel”, em Charleston, a 17 de Junho de 2015.
No ano do centenário de nascimento do compositor Joly Braga Santos, a OAUC convidou o Orfeon Académico e o Coro Misto da Universidade de Coimbra, para em conjunto apresentarem, em estreia, uma pequena obra coral-sinfónica do compositor, intitulada “Ocidente”, com texto extraído de “Mensagem” de Fernando Pessoa.

Local: TAGV -Teatro Académico de Gil Vicente

Organização: Orquestra Académica da Universidade de Coimbra