UC Docência LABS – Curso Preparação para a Docência no Ensino Superior
Próxima edição
14/10/2025 a 22/10/2025
24/10/2025 a 05/12/2025
Apresentação
No âmbito do programa UC Docência LABS, a preocupação fundamental com o incremento de qualidade do ensino ministrado na UC (ODS4) e com uma relação pedagógica capaz de potenciar os talentos dos estudantes e compreender os respetivos perfis, bem como estimular processos de aprendizagem cada vez mais promotores de autonomia de pensamento, criatividade e vontade de aprender ao longo da vida, em estreita articulação com a produção e divulgação de conhecimento científico, constituem-se, como os motes estruturantes deste curso breve. O curso será divido em 7 módulos, de forma faseada, ao longo de diferentes sessões (trechos).
Este curso será teórico-prático e conta com a participação ativa dos formandos em todas as atividades propostas. Inclui a partilha oral e escrita, por especialistas, de temas específicos relacionados com a área, bem como a aprendizagem autónoma e participativa dos formandos, através da realização de tarefas para discussão e análise de casos práticos. Para ser aprovado, o formando deverá comparecer a pelo menos 5 dos 7 módulos do curso.
Programa
Workshop Módulo 1: Como Pensam e como Aprendem os Estudantes? Notas sobre Desenvolvimento e Aprendizagem numa abordagem cognitivo-motivacional (2 horas)
Docente: Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão [Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]
Modalidade: presencial
Data: 24.10.2025
Horário: 18:00 às 20:00
Local: Auditório Híbrido [Edifício da Faculdade de Medicina, Pólo I, Ala nascente, 2.º piso]
Workshop Módulo 2: Relação e Comunicação na Sala de Aula e em Ambiente de Tutoria (3 horas)
Docente: Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro [Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra]
Modalidade: presencial
Data: 28.10.2025
Horário: 17:00 às 20:00
Local: Auditório Híbrido [Edifício da Faculdade de Medicina, Pólo I, Ala nascente, 2.º piso]
Workshop Módulo 3: Processos pedagógicos para estimular a participação e a motivação na sala de aula (3 horas)
Docente: Pedro Sales Luís Rosário [Professor Catedrático do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho]
Modalidade: presencial
Data: 07.11.2025
Horário: 17:00 às 20:00
Local: Auditório Híbrido [Edifício da Faculdade de Medicina, Pólo I, Ala nascente, 2.º piso]
Workshop Módulo 4: O Desenho de Unidades Curriculares e a relação com a Investigação (2 horas)
Docente: Neuza Sofia Guerreiro Pedro [Professora Auxiliar com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]
Modalidade: presencial
Data: 13.11.2025
Horário: 16:00 às 18:00
Local: Auditório 2 - SH [Edifício da Faculdade de Medicina, Pólo I, Ala nascente, r/ch]
Workshop Módulo 5: Metodologias Centradas no Alun@ no contexto do ensino superior: do conceito à prática (4 horas)
Docente: Sandra Fernandes [Professora Associada do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense] e Jardel Araújo [docente colaborador na Universidade Portucalense]
Modalidade: Online síncrono
Data: 19.11.2025 e 20.11.2025
Horário: 16:00 às 18:00
Link: a indicar
Workshop Módulo 6: Processos de Avaliação Contínua e Final (2 horas)
Docente: Fernando Manuel Gomes Remião [Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto]
Modalidade: Online síncrono
Data: 03.12.2025
Horário: 18:00 às 20:00
Link: a indicar
Workshop Módulo 7: Partilha de Experiências (2 horas)
Oradores: Brevemente disponível
Modalidade: Presencial
Data: 05.12.2025
Horário: 18:00 às 20:00
Local: a definir
Objetivos
Os objetivos do curso são:
- Refletir sobre o papel do docente no ensino superior e a sua responsabilidade na aprendizagem dos estudantes.
- Promover o uso de metodologias ativas que tornem o ensino mais participativo e centrado no estudante.
- Estimular práticas pedagógicas que desenvolvam o pensamento crítico, a motivação e o envolvimento dos estudantes.
- Melhorar a comunicação e a interação em contextos de ensino, criando ambientes inclusivos e colaborativos.
- Incentivar formas de avaliação inovadoras, coerentes com as aprendizagens e focadas no desenvolvimento do estudante.
Competências a desenvolver
No final, o/a formando deve ser capaz de:
- Refletir criticamente sobre o papel do docente no ensino superior;
- Aplicar metodologias ativas que favoreçam o envolvimento dos estudantes e a construção autónoma do conhecimento;
- Implementar estratégias pedagógicas que estimulem a participação, o pensamento crítico e a motivação para a aprendizagem;
- Desenvolver práticas de comunicação eficazes em contextos presenciais e de tutoria, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo;
- Conceber e aplicar processos inovadores de avaliação, coerentes com as aprendizagens esperadas e centrados no estudante.
Condições de acesso
Docentes da UC em início de carreira (no âmbito do Programa UC Qualifica) e docentes que desejam aprofundar conhecimentos sobre pedagogia no ensino superior.
- Declaro que as informações prestadas neste formulário e no formulário de inscrição são verdadeiras e da minha inteira responsabilidade.
- Declaro ter conhecimento que os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, Impulso Mais Digital, estão condicionados aos candidatos detentores de número de contribuinte português e residência em Portugal, à data da realização do curso.
- Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR / UC.ON-BOARD PLUS - Programa Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, Prevenção e Redução do Abandono na UC, decorrente do Aviso de Abertura de Concurso para Apresentação de Manifestação de Interesse 05/C06-i07/2023 e do Convite à submissão de propostas para a celebração de contratos-programa com a DGES 06/C06-i07/2024, ambos referentes ao Impulsos Mais Digital - submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior - Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com as normas em vigor.
- Declaro ter conhecimento que não é elegível a atribuição de bolsa aos formandos que pretendam repetir uma formação à qual mão tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
- Declaro que autorizo a Universidade de Coimbra a formalizar a minha inscrição neste curso, nos aplicativos formais da UC, nomeadamente na plataforma de gestão académica Nónio, usando para o efeito os dados constantes no formulário de inscrição.
- Declaro ainda, de forma esclarecida, que estou interessada(o) em receber, da UC, através de e-mail, a divulgação de outras iniciativas desta natureza.
Área científica predominante
Línguas de aprendizagem/avaliação
Português
Plano de estudos
Bibliografia
- Amante, L., & Oliveira, I. (Coord.) (2016). Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Universidade Aberta.
- Carvalho, A. A. (Org.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. FAPEMA.
- Hattie, J., & Timperley, H. (2007). The Power of Feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112.
- OECD (2017). The OECD Handbook for Innovative Learning Environment. Educational Research and Innovation. OECD Publishing.
- Ramsden, P. (2003). Learning to Teach in Higher Education (2nd ed.). RoutledgeFalmer.
Promotores
Instituições de ensino de superior
Universidade de CoimbraUnidade(s) orgânica(s)
ReitoriaProjeto ONBOARD Plus
 
                    
                  Apoios
 
                    
                  Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital, no âmbito do Projeto ONBOARD Plus apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
 
                         
                    