/ UC.ON-BOARD PLUS_REDUCAO DO ABANDONO DO ENSINO SUPERIOR

Oficina de Transição I - "Sou Estudante do Ensino Superior, e agora?"

Créditos
0.5 ECTS
Duração
2 horas
Vagas
250
Regime/Local
Presencial
(Universidade de Coimbra)
Idioma(s) de ensino
Português
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

23/08/2025 a 12/10/2025

Realização do curso

10/09/2025 a 10/09/2025

Apresentação

A Oficina de Transição I - "Sou Estudante do Ensino Superior, e agora?" procura apoiar os estudantes do primeiro ano na adaptação à vida académica, explorando expectativas, motivações e receios, promovendo a autorreflexão, a partilha de experiências e o desenvolvimento de estratégias práticas para uma integração bem-sucedida na comunidade UC.

Estrutura:

1. Dinâmica quebra-gelo

2. Análise SWOT Colaborativa

3. Criação do “Kit de Sobrevivência”

Objetivos

No âmbito do programa de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono da UC (On-Board Plus), esta Oficina 1 de Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior – “Sou estudante do Ensino Superior, e agora?” -  visa explorar as expectativas, motivações e receios dos estudantes do primeiro ano/ primeira vez na transição para o ensino superior, esclarecer as principais diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior, apresentar propostas práticas e estratégias iniciais de adaptação, estimular a autorreflexão e a tomada de decisão informada e incentivar o envolvimento ativo e sentido de pertença à comunidade UC.

Competências a desenvolver

No final, o/a estudante deve ser capaz de:

  • Refletir sobre as próprias expectativas,
  • Receios e motivações face à entrada no ensino superior;
  • Compreender as principais diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior;
  • Reconhecer a importância da adaptação ativa e da autorresponsabilização;
  • Identificar recursos, serviços e estratégias disponíveis para apoiar a integração e o sucesso académico.

Condições de acesso

Novos estudantes da UC/Estudantes UC de 1.º ano/1.ª vez.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso, na componente de bolsa, é de 100€ e terá um apoio de 100% do PRR - ONBOARD Plus - na forma de bolsa.

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Desenvolvimento pessoal

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Plano de estudos

1 Oficina de Transição I – “Sou estudante do Ensino Superior, e agora?”

No âmbito do programa de promoção do sucesso escolar e combate ao abandono da UC (On-Board Plus), a Oficina de Transição 1 enquadra-se na Semana de Acolhimento e Integração e visa explorar as expetativas, motivações e receios dos estudantes na transição para o ensino superior, esclarecer as principais diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior, apresentar dicas práticas e estratégias iniciais de adaptação, estimular a autorreflexão e a tomada de decisão informada e incentivar o envolvimento ativo e sentido de pertença à comunidade UC. As competências a desenvolver são: resiliência e capacidade de adaptação ativa e de autorresponsabilização; espírito crítico e motivação para a aprendizagem; capacidade de identificar e saber utilizar recursos, serviços e estratégias disponíveis para apoiar a integração e o sucesso académico.

Bibliografia

  • Billett, S. (2015). Integrating practice-based experiences into higher education. Dordrecht: Springer Netherlands;
  • OCDE (2023). Education at a Glance: OECD Indicators. OCDE Publishing: Paris. https://doi.org/10.1787/e13bef63-en;
  • Tomás, R. A., Ferreira, J. A., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação Pessoal e Emocional em Contexto Universitário: O Contributo da Personalidade, Suporte Social e Inteligência Emocional. Revista Portuguesa De Pedagogia, 2(1), pp. 87-107. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_5.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Projeto ONBOARD Plus

Apoios

Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital, no âmbito do Projeto ONBOARD Plus apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.