/ PROJETO PRR_LFA

Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros - 3.ª Edição

Créditos
3 ECTS
Duração
40 horas
Vagas
25
Regime/Local
Ensino misto (b-learning)
(Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

15/03/2025 a 15/05/2025

Realização do curso

23/06/2025 a 27/06/2025

Apresentação

O curso de formação em "Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros" cobre os aspetos ecológicos relacionados com diversos tipos de sistemas aquáticos: águas doces e sistemas costeiros. Aborda a informação e os métodos essenciais para o desenho de planos de implementação de medidas de restauro ecológico de massas de água. Os conteúdos são lecionados por investigadores com larga experiência na implementação da Diretiva Quadro da Água e responsáveis pelo desenvolvimento de métodos e protocolos oficiais e na sua intercalibração a nível Europeu. Serão cobertos tópicos essenciais à elaboração de projetos de restauro ou ao desenvolvimento de planos de medidas, ligados à hidrologia/hidráulica, biologia ou serviços dos ecossistemas em causa.

Restauro ecológico: Rios e Sistemas Costeiros

---

Ecological Restoration: Rivers and Coastal Systems (3rd Edition)

23 - 27 June (contact hours 40h)

9-13h00

2ª - 03/6

3ª - 04/6

4ª - 05/6

5ª - 06/6

6ª – 07/6

1. (10:00h)

Introduction to the course (MJF/JN)

 

2. Legal framework for ecological restoration and conservation of species and habitats (AA)

 

5. Long term management and ecological monitoring on streams under mines influence (MG)

 

6. Riparian vegetation: importance and recommendations for river restoration (FA)

8. The importance of citizens in ecosystems restoration and preservation.  (MJF)

 

9. Techniques for hydromorphological rehabilitation (RC)

 

11. Conservation, restoration and management of sea birds foraging areas (VP)

 

12. Conservation in Antarctica (JS)

 

15. Restoration and management of marine fish stocks (SS)

 

16. Creation and management of Avencas marine protected area (SS)

17. River connectivity - importance on migration fish ecology (BQ)

 

14-18h00

3. Systematic conservation planning for aquatic ecosystems (JPS)

 

4. Urban drainage and flood management (NS)

7. Ecohydraulic modeling for flow management. Concepts and modelling (practical lesson) (RR)

 

10.  Planning the ecological restoration. Ecosystem based- approach. (JN)

13. Restoration in estuarine areas (MR)

 

14. Environmental Risk Assessment in harbor areas (JJ)

18. River connectivity. Visit to fish passages (BQ)

 

19. Evaluation of the course and closing session

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organization:

Maria João Feio (MJF) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET,

João M. Neto (JN) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

Lecturers:

Alexandra Aragão (AA) – Universidade de Coimbra, FDUC, Instituto Jurídico

Janine Pereira da Silva (JPS) - Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

Nuno Simões (NS) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DEC, INESC

Manuel Graça (MG) - Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

Francisca Aguiar (FA) – Centro de Estudos Florestais e Laboratório Associado TERRA, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa

Rui Rivaes (RR) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências de Lisboa, MARE/ARNET

Maria João Feio (MJF) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

Rui Cortes (RC) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

João M. Neto (JN) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

Vitor Paiva (VP) – Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

José Seco (JS) - Universidade de Coimbra, FCTUC/DCV, MARE/ARNET

María Recio (MR) – Universidade da Cantábria, IH – Instituto de Hidráulica Ambiental

José Juanes (JJ) – Universidade da Cantábria, IH – Instituto de Hidráulica Ambiental

Sónia Seixas (SS) – Universidade Aberta, MARE/ARNET

Bernardo Quintella (BQ) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências de Lisboa, MARE/ARNET

Main topics:

Presentation of the course (MJF / JN)

Legal framework for ecological restoration and conservation of species and habitats (AA)

Systematic conservation planning for aquatic ecosystems (JPS)

Urban drainage and flood management (NS)

Long term management and ecological monitoring on streams under mines influence (MG)

Riparian vegetation: importance and recommendations for river restoration (FA)         

Ecohydraulic modeling for flow management. Concepts and modelling (practical lesson) (RR)

The importance of citizens in ecosystems restoration and preservation (MJF)

Techniques for river hydromorphological rehabilitation (RC)

Planning the ecological restoration. Ecosystem based-approach (JN)

Conservation/restoration and management of sea birds foraging areas (VP)

Conservation in Antarctica (JS)

Restoration in estuarine areas (MR)

Environmental Risk Assessment in harbor areas (JJ)

Restoration and management of marine fish stocks (SS)

Creation and management of Avencas marine protected area (SS)

River connectivity - importance on migration fish ecology and visit to fish passages (BQ)

 

 

 

Objetivos

O curso tem como principais objetivos a aquisição de conceitos básicos para o restauro ecológico de ecossistemas aquáticos e a identificação das componentes-chave para a elaboração de planos de restauro ecológico.

Competências a desenvolver

No final do curso os alunos devem ser capazes de:
a) conhecer os principais conceitos de restauro ecológico de ecossistemas aquáticos;
b) identificar componentes de restauro ecológico para rios, estuários e sistemas costeiros;
c) compreender a legislação existente necessária à implementação do restauro ecológico.
Pretende-se que os estudantes adquiram:
(i) Competências instrumentais, p.ex., capacidade de análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral e escrita, utilização de ferramentas informáticas no âmbito da pesquisa bibliográfica e meta-análise, gestão da informação, capacidade de decisão, resolução de problemas.
(ii) Habilitações pessoais e interpessoais, p.ex., capacidade de trabalho em grupo e em equipas interdisciplinares, raciocínio crítico e entendimento da linguagem de especialistas.
(iii) Competências sistémicas, p.ex., capacidade de aprendizagem autónoma, investigação, aplicação prática dos conhecimentos teóricos, planeamento, autocrítica e autoavaliação. Pretende-se também estimular a criatividade, preocupação com o rigor e a qualidade.

Condições de acesso

Estudantes do ensino superior; bacharéis ou licenciados . Preferência: área de Ecologia/Engenharia do Ambiente.

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELO FORMANDO: sem custos na edição atual

(O preço do curso é de 80€ e terá um apoio de 100% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy). 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Metodologia (organização e funcionamento do curso)

O curso procura abordar aspetos ecológicos relacionados com os diferentes tipos de sistemas aquáticos: águas doces e sistemas costeiros. Apresenta a informação e os métodos essenciais para o desenho de planos de implementação de medidas de restauro ecológico de massas de água. Os conteúdos programáticos são lecionados por investigadores com uma larga experiência na implementação da "Diretiva Quadro da Água" e que são responsáveis pelo desenvolvimento de métodos e protocolos oficiais e pela sua intercalibração a nível europeu. Serão tratados tópicos essenciais para a elaboração de projetos de restauro ou para o desenvolvimento de planos de medidas, ligados à hidrologia/hidráulica, biologia ou aos serviços dos ecossistemas em causa. _O melhor período para funcionamento do curso será a Primavera, podendo ser ministrado num bloco único ou repartido em vários blocos, na Figueira da Foz ou Coimbra.

 

Área científica predominante

Ciências do ambiente

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Restauro de ecossistemas de água doce, estuarinos e costeiro

Compreender alterações dos ecossistemas de água doce, estuarinos e costeiros resultantes de atividades humanas, reflexos no biota e seu funcionamento. Definir objetivos para o restauro, enquadrado na legislação em vigor, compreender as opções existentes e analisar os resultados para um conjunto de casos de estudo diferentes (dos rios aos estuários e zonas costeiras).
Os estudantes devem adquirir competências: i) instrumentais, e.g., análise e síntese, organização e planificação, comunicação oral/escrita, utilização de meios informáticos na pesquisa bibliográfica, gestão da informação, capacidade de decisão, resolução de problemas; ii) pessoais e interpessoais, e.g., de trabalho em grupos interdisciplinares, raciocínio crítico e entendimento da linguagem especializada; iii) sistémicas, e.g., aprendizagem autónoma, investigação, aplicação prática dos conhecimentos teóricos, planeamento, autocrítica e autoavaliação. Estimular a criatividade, preocupação com o rigor e a qualidade.

Bibliografia

Acuña V, et al. 2013. Does it make economic sense to restore rivers for
their ecosystem services? Journal of Applied Ecology DOI: doi: 10.1111/1365-2664.12107
Cortes RMV, et al. 2002. Macroinvertebrate Community Structure In A Regulated River Segment With Different Flow Conditions. River Res. Applic. 18: 367–382
Feio MJ, et al. 2014. Combining multiple machine learning algorithms to predict taxa under reference conditions for streams bioassessment. River Research and Applications 30: 1157-1165.
Sayers et al., Flood Risk: Design, Management and Planning of Flood Defence Infrastructure. ICE, Thomas Telford (2012), ISBN-13: 978-0727741561
de Jonge VN, et al. 2002. Ecological restoration in coastal areas in the Netherlands, concepts, dilemmas and some examples. Hydrobiologia, 478:7-28.
Neto JM, et al. 2010. The response of estuarine macrobenthic communities to natural- and human-induced changes: Dynamics and ecological quality. Est. Coasts, 33:1327–1339.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Reitoria

Centro(s) de investigação

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)

Projeto Living the Future Academy

Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.