/ PROJETO PRR_LFA

Mestrado em Inteligência Artificial - 2ª edição

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior(2024-07-31 a 2030-07-30)

Direcção Geral de Ensino Superior(2024-07-25)

Créditos
120 ECTS
Duração
726 horas
Vagas
120
Regime/Local
Presencial
(Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz)
Idioma(s) de ensino
PortuguêsInglês
Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência

Próxima edição

Período de inscrições

03/03/2025 a 12/09/2025

Realização do curso

08/09/2025 a 21/05/2026

Apresentação

O MIA visa formar profissionais com capacidade para projetar, analisar, implementar e aperfeiçoar soluções de IA para contextos científicos e industriais, capacitando-os a identificar oportunidades e liderar a inovação tecnológica nesse domínio, inclusivamente através do empreendedorismo. O MIA assume um cariz inovador quando se propõe adotar abordagens pedagógicas específicas de IA, conjugando os aspetos teóricos com práticos, respondendo assim às necessidades reais de pessoas e organizações na criação de sistemas inteligentes.

O ciclo de estudo adota uma abordagem equilibrada no que diz respeito às várias subáreas da IA, conjugando saberes fundamentais e estruturantes, com competências práticas de desenvolvimento de projeto e de realização de investigação, tendo sempre por base a visão de uma IA centrada no humano e eticamente responsável.

Coordenação:

Fernando Jorge Penousal Martins Machado
machado@dei.uc.pt

Estrutura Organizacional do MIA

1º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Principais Correntes de IA IA Inspirada na Natureza
Introdução à Aprendizagem Computacional Aprendizagem de Máquina Avançada
Aprendizagem Computacional IA Generativa
Agentes Autónomos Inteligentes Infraestruturas para IA
Disciplina Opcional Disciplina Opcional

 

2º Ano
1º Semestre 2º Semestre
Interação em Linguagem Natural Estágio ou Dissertação
IA Confiável e Responsável
Disciplina Opcional
Estágio ou Dissertação

 

Lista de Disciplinas Opcionais

  1º Ano 2º ano
Disciplina Opcional 1º Semestre 2º Semestre 1º Semestre
Laboratório de Engenharia de Atributos e Fusão de Informação *    
Visualização para Inteligência Artificial   * *
Métodos de Otimização e Apoio à Decisão   * *
Laboratório de Análise de Séries Temporais   *  
Robótica Inteligente   *  
Visão de Computador   *  
Criatividade Computacional     *
Comunicar em ciência * * *
Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio * * *
Optativa Livre * * *

Prazos de candidatura:
1ª Fase: 3 a 31 de março de 2025
2ª Fase: 2 de junho a 15 de julho de 2025
3ª Fase: 1 a 12 de setembro de 2025

Mais informações sobre este curso em:

https://apps.uc.pt/courses/pt/course/11964/2025-2026

https://www.uc.pt/fctuc/dei/ensino/mestrados/mia/

 

Objetivos

O MIA oferece formação avançada para estudantes de primeiro ciclo nas áreas de Ciência e Engenharia, dotando-os de competências essenciais em projetar, analisar, implementar e aperfeiçoar soluções de IA para contextos científicos e industriais. A proposta resulta da análise do mercado, com contribuições de parceiros industriais e académicos, do estudo de programas nacionais e internacionais de IA, aprendizagem computacional (ML) e Ciência de Dados, da vasta experiência em pesquisa fundamental em IA em diversos contextos multidisciplinares, como serviços de saúde, cidades inteligentes, transporte, gestão industrial, criatividade computacional e multimédia.

O MIA assegura que os estudantes adquiram conhecimentos duradouros, compreendam os conceitos, princípios avançados, teorias, métodos e práticas de IA, bem como uma ampla gama de competências instrumentais, sistémicas e interpessoais, preparando-os para acompanhar os avanços no campo da IA e para uma carreira longa e bem-sucedida.

 

Competências a desenvolver

Conhecimento e Compreensão

  • Demonstrar amplo conhecimento e profunda compreensão de teorias, métodos e técnicas avançadas de IA para enfrentar problemas complexos em diversos domínios;
  • Reconhecer o potencial de inovação e criação de valor impulsionados pela IA;
  • Compreender os desafios da IA em vários domínios;
  • Estar familiarizado com os aspectos humanos e éticos da IA.

Aplicação do Conhecimento, Compreensão, Julgamento e Comunicação

  • Desenvolver soluções de IA utilizando diversas técnicas;
  • Considerar os fatores humanos na IA;
  • Comunicar efetivamente com especialistas e não especialistas;
  • Aplicar uma perspectiva multidisciplinar à IA.

Aprendizagem

  • Adquirir conhecimento fundamental para estudos avançados;
  • Abraçar novos desenvolvimentos e ideias em IA;
  • Pensar criticamente sobre os aspectos técnicos e éticos da IA.

 

Condições de acesso

  • Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal em: Engenharia e Ciência de Dados, Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Comunicações e Telemática, Engenharia de Comunicações, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Electrotécnica e de Telecomunicações;
  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em outras áreas da Engenharia e das Ciências Exactas e Naturais;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado numa das áreas referidas nas alíneas anteriores pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática;
  • Em casos devidamente justificados, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Departamento de Engenharia Informática.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível em: 

https://apps.uc.pt/courses/pt/course/11964/2025-2026

Montante de propina / Preço

  • Estudante Nacional ou equiparado (Europeu): 2.000,00€ (valor anual);
  • Estudante Internacional (Não Europeu): 7.000€ (valor anual).

Apoio PRR* à propina

  • 50% de apoio à propina, para todos os estudantes Nacionais ou equiparados (Europeus) colocados. Custo para o aluno: 1.000,00€/ano;
  • 40% de apoio à propina, para todos os estudantes Internacionais (Não Europeus)  colocados. Custo para o aluno: 4.200€/ano.

* Ao abrigo do Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy, para efeitos de incentivo PRR, todos os estudantes (nacionais e internacionais) deverão deter NIF português e morada em Portugal à data da realização do curso. 

De acordo com o Regulamento n.º 1126/2022 para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos, publicado no DR de 21 de novembro de 2022:

  • Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de número fiscal de contribuinte português (NIF) e morada em Portugal à data da realização do curso;
  • Não são elegíveis à atribuição de bolsa os formandos que pretendam repetir uma formação à qual não tenham obtido aprovação e para a qual já tenham beneficiado de bolsa.
  • Os formandos que façam a inscrição num curso ou iniciativa financiada pelo PRR-LFA (Investimentos RE-C06.i03.03 – Incentivo Adultos e RE-C06.i04.01 – Impulso Jovens STEAM, abertos pelo Aviso 01/PRR/2021), aceitam que tiveram conhecimento do desconto total/parcial no preço definido para o curso, iniciativa e/ou despesas de frequência e autorizam que o mesmo seja concedido, caso seja decidida a sua atribuição, de acordo com o regulamento em vigor.

Área científica predominante

Ciências informáticas

Línguas de aprendizagem/avaliação

Português

Inglês

Plano de estudos

1 Principais Correntes de Inteligência Artificial - 1º ano | 1º semestre (obrigatória)

Seguindo a classificação de Pedro Domingos, consideramos cinco classes principais de algoritmos de IA. Para cada tribo, introduzimos a área, analisamos alguns dos seus principais tópicos, indicamos aplicações e fornecemos uma visão geral. No final do curso, o/a estudante terá uma visão abrangente da área de IA, incluindo as principais abordagens, as possibilidades, limitações e desafios. Será também capaz de determinar quais abordagens são adequadas para problemas específicos do mundo real.

Principais competências a desenvolver: Instrumentais - análise e síntese, resolução de problemas; Pessoais - pensamento crítico Sistémicas - aplicação prática do conhecimento teórico; investigação. Competências secundárias: Instrumentais - organização e planeamento; Pessoais - trabalho em equipa Sistémicas - aprendizagem autónoma; criatividade.

Programa:

1. Introdução à Inteligência Artificial

2. IA Simbólica

3. IA Conexionista

4. IA Bayesiana

5 Visão Geral da Área

6. IA Evolucionária

 

 

2 Introdução à Aprendizagem Computacional - 1º ano | 1º semestre (obrigatória)

A UC pretende aprentar ao aluno uma visão geral da área, dos seus princípios metodológicos, dos seus desafios e das suas principais aplicações. Introduzir os algoritmos básicos de um pipeline de análise de dados: preparação dos dados, extração atributos e de redução da dimensionalidade, modelos com base em técnicas de aprendizagem computacional e respetiva validação.

Programa:

1| Objetivos da aprendizagem computacional. Pipeline de análise de dados. Tipo de dados, tipos de aprendizagem, problemas típicos e aplicações.

2| Preparação de dados. Análise de dados preliminar. Problemas dos dados: tratamento de valores em falta, outliers, desbalanceamento, normalização. Tipos de atributos e conversão de atributos Binning. Outliers univariado e multivariado, imputação de dados contínuos e categóricos, deteção de duplicados e medidas de semelhança.  

3| Redução de dimensionalidade: métodos de ranking. Seleção de atributos.

4| Classificação e regressão. Estimação de Distância Mínima KNN.

3 Aprendizagem Computacional - 1º ano | 1º semestre (obrigatória)

A disciplina é uma continuação da disciplina de Aprendizagem Computacional - I com o intuito de aprofundar os tópicos já abordados, explorar novos conceitos e introduzir conceitos avançados de classificação e regressão. 

Programa:

1-Introdução

i. Revisão da pipeline

ii. Conceitos sobre modelos supervisionados e não-supervisionados

2-Aprendizagem não supervisionada

i. Clustering baseado em modelos gaussianos combinados

ii. Métodos de avaliação: Intrínsecas e Extrínsecos

3-Modelos supervisionados não conexionistas

i. Discriminantes Lineares (Euclidian e Mahalanobis) e de Fisher

ii. Classificação de Bayes; Estimação Bayes e Risco; Máximo A Posteriori (MAP).

iii. Máquinas de Vetores de Suporte iv. Combinação de classificadores

4-Modelos supervisionados conexionistas

i. Redes neuronais não recorrentes: MLP e RBF

ii. Redes neuronais recorrentes

5-Modelos baseados em regras

i. Árvores de decisão

6-Aspetos complementares

i. Aprendizagem semi-supervisionada.

4 Agentes Autónomos Inteligentes - 1º ano | 1º semestre (obrigatória)

Fornecer aos estudantes conceitos, princípios e teorias avançadas necessárias para o desenvolvimento de aplicações reais.

Programa:

1. Agentes

1.1 Racionalidade e agentes inteligentes

1.2 Agentes, tarefas e ambientes

1.3 PEAS 

1.4 Propriedades dos ambientes

1.5 Estrutura/Arquitetura e Taxonomia dos agentes

2. Sistema Multiagente

2.1 Arquiteturas de Multiagentes

2.2 Cooperação

2.3 Colaboração

2.4 Negociação

2.5 Comunicação

3. Conhecimento e Raciocínio Incertos

3.1 Abordagens de representação do ambiente/mundo

3.2 Quantificação da incerteza

3.3 Raciocínio probabilístico

4. Conhecimento e Raciocínio Incertos com Dimensão Temporal

4.1 Tempo e Incerteza

4.2 Modelos de transição e sensores

4.3 Hidden Markov Models

4.4 Redes Bayesianas Dinâmicas

5. Tomada de Decisão Individual e Complexa/Sequencial

5.1 Teoria da Utilidade

5.2 Tomada de decisão sequencial em representações atómicas

5.3 Tomada de decisão sequencial em representações fatorizadas 

5.4 Teoria dos Jogos

5 Laboratório de Engenharia de Atributos e Fusão de Informação - 1º ano | 1º semestre (opcional)

Dotar o estudante de conhecimentos teóricos e ferramentas que permitam extrair, selecionar, fundir e transformar informação, por forma a que esta possa ser usada, de forma eficiente, por algoritmos de análise e aprendizagem computacional.

O aluno deve estar apto a:-analisar a qualidade da informação;

- extrair atributos de diferentes tipos e domínios;

- desenvolver estratégias para anotação de dados;

- converter dados;

- fundir informação de diferentes fontes a três níveis diferentes: dados, atributos e decisão.

Programa:

Capítulo 1: Introdução à EA e FI.

Capítulo 2: Tratamento de dados em bruto

Capitulo 3: Extração de atributos-Atributos-Extração de Atributos específicos ao domínio:

Capitulo 4: Fusão de dados-Ao nível dos dados: média ponderada, Kalman Filter, filtragem de partículas.

 

6 Visualização para Inteligência Artificial - semestral (opcional)

Ferramentas e técnicas avançadas de visualização de dados; 

Técnicas de análise exploratória de dados;

Técnicas de interação de última geração;

Conhecimentos e experiência no desenvolvimento de visualizações para IA.

Programa:

• Os princípios da visualização eficaz;

• Representação de diferentes tipos de dados;

• Perceção e cognição Visualização interativa;

• Bibliotecas e ferramentas para visualização;

• Aplicações e dashboards interativos;

• Princípios para design centrado no humano;

• Análise exploratória de dados;

• Análise de dados e visualização estatística;

• Visualização para algoritmos e modelos de IA;

• Interpretação dos modelos;

• Visualização para entender modelos de ML;

• Visualização de processos de treino;

• Visualização no Processamento de LN;

• Visualização de dados;

• Técnicas para visualizar dados de alta dimensão e redução de dimensionalidade;

• Visualização da seleção e extração de características;

• Ética na visualização de dados.

7 Métodos de Otimização e Apoio à Decisão - semestral (opcional)

Dotar os alunos de competências metodológicas e aplicacionais na área dos modelos e métodos de otimização e de apoio à tomada de decisões, sobretudo no contexto de problemas de planeamento ou operacionais em que os impactes ambientais sejam relevantes, incluindo identificar tipos de problemas, construir modelos matemáticos que incluam as respetivas características fundamentais, em especial com múltiplos critérios, aplicar algoritmos que produzam soluções para os modelos, e proceder a uma análise crítica das soluções obtidas.

Programa:

1. Introdução à programação linear. Construção de modelos matemátcos. O método simplex.

2. Programação inteira. Construção de modelos matemátcos. O método branch and bound.

3. Programação linear e inteira multiobjetivo.

4. Análise de decisão multicritério: Problemas de escolha, seriação e classificação; Noção de preferências; Relações de prevalência (outranking); Funções de valor.

8 Inteligência Artificial Inspirada na Natureza - 1º ano | 2º semestre (obrigatória)

Apresentar, discutir e desenvolver métodos computacionais para soluções de inteligência artificial de inspiração natural (i.e., biológica, social) para problemas de elevada complexidade que, ou não têm solução analítica, ou são computacionalmente intratáveis. Aquisição de competências para avaliar de modo rigoroso as soluções alternativas para os problemas.

Aquisição de competências em análise e síntese, comunicação oral e escrita, conhecimentos informáticos e de análise estatística, resolução de problemas, conhecimento de uma língua estrangeira, raciocínio crítico, trabalho em grupo, aprendizagem autónoma, criatividade, aplicação prática dos conhecimentos, investigação.

Programa:

1. Introdução

2. Meta-Heurísticas Clássicas 

3. Algoritmos Evolucionários 

4. Programação Genética 

5. Estratégias Evolutivas 

6. Evolução Diferencial

7. Inteligência coletiva 

8. Coevolução

9. Otimização multiobjetivo

10. Aprendizagem Máquina Evolutiva

11. Desenho de Experiências e Avaliação

9 Aprendizagem de Máquina Avançada - 1º ano | 2º semestre (obrigatória)

Esta UC procura que os alunos adiquiram conhecimento sobre tópicos avançados de aprendizagem computacional e competências para o desenvolvimento de soluções que envolvam: redes de aprendizagem computacional profundas, modelos generativos e, modelos de aprendizagem por reforço. No final deverão ter capacidade de analisar, modelar, implementar, treinar e executar: - redes totalmente conectadas, convolucionais, sequênciais, recursivas, de grafos e "transformers" - autoencoders, variational autoencoders, generative adversarial networks and diffusion models - model free q-learning e deep q-networks.

Programa:

1. Treino de modelos

2. Aprendizagem Profunda

3. Aprendizagem computacional generativa

4. Aprendizagem por Reforço

10 Inteligência Artificial Generativa - 1º ano | 2º semestre (obrigatória)

Estudo e desenvolvimento de modelos generativos de IA seguindo abordagens, conexionistas, evolucionárias e biológicas.

Análise dos principais desafios e oportunidades. Aprendizagem pela prática seguindo uma abordagem de Project Based Learning.

 O/A estudante terá uma visão da área da IA generativa e será capaz de desenvolver e/ou adaptar sistemas generativos por forma a dar resposta a necessidades reais.

Principais competências:

Instrumentais - análise e síntese, resolução de problemas

Pessoais - pensamento crítico Sistémicas - aplicação prática do conhecimento teórico; investigação.

Competências secundárias:

Instrumentais - organização e planeamento;

Pessoais - trabalho em equipa Sistémicas.

Programa:

1. Introdução à Inteligência Artificial Generativa 

2. Métodos Clássicos 

3. Modelos Generativos Evolutivos

4. Técnicas de Exploração 

5. Estado da Arte em IA Generativa 

6. Criatividade Computacional 

7. Aplicações 

Considerações Éticas, Desafios e Oportunidades.

11 Infraestruturas para Inteligência Artificial - 1º ano | 2º semestre (obrigatório)

Conhecimentos de gestão de serviços e infraestruturas informáticas de alto desempenho para suporte de processamento massificado de dados em aplicações de IA.

Conhecimentos de computação no edge para técnicas de aprendizagem distribuída.

Planeamento e administração de infraestruturas para suporte de processamento massificado de dados em aplicações de IA.

Modelos de computação no edge em hardware low-power e System-On-Chip.

Planeamento e administração de infraestruturas de computação centralizada e no edge. 

Programa:

1. Infraestruturas de suporte para Inteligência Artificial;

2. Gestão de infraestruturas centralizadas/data center;

3. Sistemas de orquestração de containers para cloud e para o edge ;

4. Arquiteturas de big data em tempo real: Kappa e Lambda;

5. Transporte escalável e fiável em ambientes distribuídos; 

6. Soluções para Big Data;

7. Plataformas de computação no edge em hardware e software de última geração;

8. Computação em GPUs e System-on-Chips no edge.

12 Laboratório de Análise de Séries Temporais - 1º ano | 2º semestre (opcional)

Conceitos fundamentais relativos à teoria, ao projecto e à implementação de métodos de análise de séries temporais;

Técnicas lineares e não lineares de análise de séries temporais;

Compreender, identificar, seleccionar e implementar métodos de análise de séries temporais e de previsão adequados aos problemas concretos a resolver.

Aquisição de competências:

1. Instrumentais: capacidade de análise e de síntese em problemas complexos; competência de resolução de problemas concretos no âmbito da previsão de séries temporais;

2. Pessoais: trabalho em grupo; raciocínio critico;

3. Sistémicas: auto-aprendizagem; investigação.

Programa:

1. Conceitos básicos sobre séries temporais e previsão

2. Processos estocásticos

3. Técnicas de descrição básicas:

4. Modelos lineares para dados estacionários:

5. Modelos lineares para dados não-estacionários

6. Forecasting:

7. Modelos multivariados clássicos

8. Modelos não-lineares

13 Robótica Inteligente - 1º ano | 2º semestre (opcional)

Os robôs inteligentes são sistemas robóticos autónomos capazes de processar informação sensorial de modo a percecionarem o ambiente em que operam. Construção de representações de uma base de conhecimento que permitam raciocinar, planear e tomar decisões. Utilização de técnicas de AI.

Conhecimentos para projetar e implementar algoritmos, baseados em robôs inteligentes.

Programa:

1. Ciclo de percepção-raciocínio-acção ROS, simuladores de robôs móveis.

2. Extracção de informação a partir de dados sensoriais.

3. Representação do ambiente, localização e SLAM Mapas probabilísticos.

4. Planeamento, raciocínio e tomada de decisão sob incerteza. Planeamento de movimentos com amostragem. Planeamento e exploração baseada na teoria da informação. Raciocínio usando lógica formal. Processos de Markov parcialmente observáveis.

5. Interação Homem-Robô. Modalidades de interação. Princípios e teorias da interação homem-robot. 

6. Estudos de casos de aplicação Robôs de serviço. 

14 Visão de Computador - 1º ano | 2º semestre (opcional)

Os objectivos incluem a aquisição de conhecimentos relativos à execução de aplicações de Visão por Computador usando ferramentas de “Deep Learning”.

Na sequência da conclusão desta unidade curricular o estudante adquirirá competências que lhe permitirão aplicar técnicas de “machine learning” e, em particular, “deep learning”, em aplicações de visão por computador que requeiram detecção e reconhecimento de entidades/objects, segmentação semântica, análise de movimento e fluxo óptico, estimação de pose e “SfM-Structure from Motion”.

Programa:

Introdução a Visão por Computador. Revisão dos fundamentos de “Deep Learning”.

Classificação de entidades e de imagens.

Detecção e reconhecimento de objectos.

Fluxo óptico.

Seguimento Visual de Objectos.

Estimação de pose.

Recuperação de Estrutura por Movimento (SFM).

15 Interação em Linguagem Natural - 2º ano | 1º semestre (obrigatória)

Prevê-se a aquisição das seguintes competências:

- Métodos para representação e manipulação computacional de linguagem natural;

- Aplicação de diversas técnicas para interação em linguagem natural, nomeadamente na pesquisa de documentos, na obtenção de respostas a perguntas, e em diálogo.

Prevê-se a aquisição dos seguintes conceitos:

- Processamento de Linguagem Natural

- Word e Sentence Embedding

- Recuperação de Informação

- Atos de Diálogo

- Fluxos de Diálogo

- Modelação de Linguagem

- Large Language Model

- Prompt Engineering

Programa:

1. Introdução ao Processamento de Linguagem Natural;

2. Semântica Vetorial;

3. Resposta Automática a Perguntas;

4. Sistemas de Diálogo;

5. Modelos de Linguagem;

6. Avaliação.

 

16 Inteligência Artificial Confiável e Responsável - 2º ano | 1º semestre (obrigatória)

A unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão abrangente da IA confiável e responsável, dotando-os com capacidades de pensamento crítico e habilitando-os a projetar e implementar sistemas de IA que estejam alinhados com princípios éticos, imparcialidade, transparência, responsabilidade, privacidade, segurança e sustentabilidade.

1. Introdução à IA Responsável e Confiável;

2. Agência e Supervisão Humana;

3. Transparência e Interpretabilidade/Explicabilidade em Sistemas de IA;

4. Diversidade, Não-discriminação e Justiça em Sistemas de IA;

5. Responsabilidade em Sistemas de IA;

6. Robustez e Segurança em Sistemas de IA;

7. Privacidade e Governança de Dados em Sistemas de IA;

8. Bem-estar Societal e Ambiental em Sistemas de IA;

9. Ética e Moralidade em Sistemas de IA;

10. Estruturas e Diretrizes.

17 Criatividade Computacional - 2º ano | 2º semestre (opcional)

Compreensão dos conceitos da criatividade computacional, bem como do seu enquadramento multidisciplinar.

Conhecer e compreender os principais modelos e técnicas que suportam a investigação atual em criatividade computacional, designadamente os oriundos da Inteligência Artificial.

Compreender técnicas de desenvolvimento de sistemas de criatividade computacional em alguns domínios de aplicação relevantess como Design, Arte, Imagem, Música e Som, Poesia e Texto em geral.

1. Teorias e modelos de Criatividade;

2. Caraterização formal de Criatividade;

3. Teorias e modelos de criatividade computacional;

4. Avaliação de criatividade computacional: métricas e modelos;

5. Tópicos de investigação atuais em criatividade computacional (p.ex., criação de conceitos, co-criatividade, aspetos sociais);

6. Técnicas computacionais (p.ex., algoritmos evolucionários, redes neuronais, programação por restrições);

7. Aplicações (p.ex., em Design, Arte e Imagem, Música e Som, Poesia e Texto).

18 Estágio - Anual (opcional)

Os objetivos principais do estágio são os seguintes:

- Técnicas de projeto e desenvolvimento de software e sistemas para inteligência artificial;

- Realização de projetos de desenvolvimento tecnológico;

- Contacto com a elaboração de projetos em ambiente empresarial;

- Iniciação a atividades de investigação de base e aplicada;

- Integração no mercado laboral;

- Realização de um documento com a proposta de estágio incluindo os seguintes aspetos:

- Análise do estado da arte;

- Escolha justificada das ferramentas e metodologias a utilizar;

- Análise de requisitos relativamente ao tema a desenvolver;

- Especificação de alto nível do sistema a desenvolver / trabalho a realizar incluindo objetivos concretos e calendarização para o segundo semestre.

19 Dissertação - 2º ano | Anual (opcional)

A unidade curricular de estágio/dissertação pretende ser o veículo de consolidação, aplicação e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Esta unidade curricular corresponde a 42 ECTS, divididos em dois semestres de 12 ECTS + 30 ECTS.

O trabalho pode ser desenvolvido na FCTUC ou em alguma entidade externa, sob orientação de um professor da FCTUC.

O relatório final pode ser redigido em Português ou Inglês.

20 Comunicar em ciência - Semestral (opcional)

a) Ter uma visão geral do ciclo da comunicação em ciência e dos objetos científicos e tecnológicos que produz;

b) Compreender as alterações no modo de comunicar a ciência;

c) Compreender como a investigação pode beneficiar da Ciência Aberta;

d) Ser capaz de determinar a via mais apropriada para a publicação em Acesso Aberto;

e) Compreender a importância dos dados de investigação e as questões da partilha e reutilização;

f) Compreender o contributo dos dados abertos para a Ciência Cidadã

g) Compreender as principais questões relativas à propriedade intelectual;

h) Ser capaz de conceber estratégias para aumentar a visibilidade da investigação

i) Compreender as limitações das métricas convencionais e o papel das métricas de nova geração.

Programa:

1. A ciência como sistema de comunicação;

2. A abertura na comunicação da ciência;

3. Os dados de investigação;

4. A avaliação da investigação;

5. A disseminação da investigação.

21 Empreendedorismo: da ideia ao plano de negócio - semestral (opcional)

Compreender os conceitos envolvidos na área do empreendedorismo; desenvolver capacidades de análise e ideias;

Aplicar os conceitos envolvidos ao estruturar um Plano de Negócios;

Competência em organização e planificação;

Capacidade de decisão;

Entender a linguagem de outros especialistas;

Iniciativa e espírito empreendedor;

Capacidade negocial.

Programa:

O Desafio Empresarial e o Perfil do Empreendedor

Técnicas Cognitivas: Criatividade Inovação e Empreendedorismo: a “Economia do Conhecimento”;

“Criar para Inovar”: os Primeiros Passos para o Desenvolvimento de uma Ideia de Negócio, análise SWOT; Proteção da Propriedade Intelectual; Análise de Oportunidade de Negócio; Proposta de Valor; Aspetos Legais com a Criação de Empresas; Fontes de Financiamento para a “Criação do Próprio Emprego”,

Elaboração de um Plano de Negócios:

(1) Análise e definição das necessidades do cliente e do mercado;

(2) Especificação de metas;

(3) Estudos de viabilidade e defesa do Plano de Negócios.

Promotores

Instituições de ensino de superior

Universidade de Coimbra

Unidade(s) orgânica(s)

Departamento de Engenharia Informática
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Projeto Living the Future Academy

Outros Apoios

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.