O CGeo foi à escola...

O CGeo foi convidado pelo Centro Educativo dos Olivais, no âmbito do programa Cientificamente Provável, para dar a conhecer um pouco do trabalho de investigação desenvolvido nesta Unidade de I&D (UID). Esta aproximação entre escolas e UID pretende alavancar a motivação dos jovens para o prosseguimento de estudos superiores, assim como incutir nos mesmos competências de investigação e literacia científica, promovendo assim dinâmicas de ciência cidadã.

27 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Assim, no passado dia 14 de novembro, a investigadora Patrícia João, responsável do CGeo pela interação com escolas, acompanhou a investigadora Inês Pereira (UC-CGeo), que dinamizou a conferência intitulada “Terra viva: Tectónica, vulcões e sismos” nesta visita ao Centro Educativo. A apresentação permitiu mostrar a relação da tectónica de placas com a atividade vulcânica e sísmica, tendo incluído uma breve exposição sobre esta dinâmica recente em Portugal, nomeadamente o sismo de 1755. As investigadoras convidaram os participantes a analisar amostras de mão de rochas magmáticas e de alguns dos seus minerais constituintes, abrindo espaço para maior interação entre os estudantes e as investigadoras, assim como para conversas mais descontraídas sobre estas temáticas.