Conferência "Um olhar sobre a Mina da Guimarota: as suas gentes, o seu interesse patrimonial e novos dados sobre a investigação paleontológica"

No dia 25 de novembro, no Museu de Leiria, irá decorrer uma atividade associada à celebração do Dia Nacional da Cultura Científica e Dia Mundial da Ciência.

09 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Sobre o tema da exploração de carvões e os fósseis encontrados na mina da Guimarota, pretende-se por à conversa quem trabalhou e conheceu a mina da Guimarota. Pretende-se também apresentar o conteúdo de pequenos fragmentos de carvão da mina recentemente estudados, envolvendo novas técnicas de investigação.

A mina da Guimarota é um importante sítio paleontológico e especialmente famosa pelas descobertas de fósseis vertebrados do Jurássico Superior. Além do conteúdo fóssil encontrado, foi importante quer para as pessoas que trabalharam no interior da mina ou à superfície, escolhendo os fragmentos de carvão, quer para os que viviam na sua proximidade, em especial as crianças que, curiosas, iam acompanhando os investigadores estrangeiros que ali passavam temporadas.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa nacional).

Público-alvo: População em geral

Créditos notícia.

Partilhe