/ Investigadores / Integrados

Licenciatura em História - 1982 Universidade de Lisboa

Doutoramento em Arqueologia - 1994 University of London

Áreas de Atuação

Arqueologia, Transições em pré-história, Neolítico, Megalitismo, Arte Pré-Histórica, Arqueologia da Paisagem, Gestão do Território, Património cultural, Filosofia

Short-CV

Licenciado em História (1982) e Doutor em Arqueologia (1994), Luiz Oosterbeek é Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar e Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas, titular da Cátedra UNESCO-IPT em Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território. Coordena o ramo de Quaternário do Centro de Geociências e desenvolveu investigação nas áreas da arqueologia, património e gestão do território em Portugal, África e América do Sul. Autor de mais de 300 artigos e 70 livros, recebeu prémios e apoios da Comissão Europeia, do Ministério da Cultura de Portugal, da Fundação Gulbenkian, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Ordem dos Advogados do Brasil e de patrocinadores privados. É membro do Conselho Científico do Muséum National d'Histoire Naturelle, em Paris e do Centro Universitário Europeu do Património Cultural em Ravello e professor convidado em várias Universidades da Europa, África, Ásia e Brasil. Presidente do Instituto Terra e Memória (Portugal), é Diretor do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (PT) e Vice-Presidente de HERITY International (IT). Ex-Secretário-Geral da União Internacional de Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas, é membro designado pela FCT do Board da European Research Area network (HERA).