24/10/2024 - Vinicius Veloso
Vinicius Veloso apresentou-se no passado dia 24 de outubro a provas de doutoramento em Geociências e Meio Ambiente na Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Nome: Vinicius Queiroz Veloso
Título da tese: Methodological proposal for integrating debris flow hazard index with environmental sensitivity index in pipelines
Palavras Chave: Environmental Sensitivity Index, Debris Flows, Hazard Management, Natechs
Nome do programa Doutoral: Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente - linha de pesquisa: Planejamento e Gestão do Meio Físico, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro.
Orientador: Prof. Dr. Fabio Augusto Gomes Vieira Reis (UNESP)
Coorientador: Prof. Dr. Artur Agostinho Abreu de Sá (UTAD)
Resumo da tese:
Este trabalho aborda o desenvolvimento de metodologia complementar na gestão de desastres naturais incorporadas ao Índice de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (ISL) ou Carta SAO para trechos de travessia de drenagens transpassados por dutovias. Embora muitas abordagens de mapeamento se concentrem em áreas costeiras e marinhas, o estudo destaca a necessidade de aprimorar as metodologias aplicadas a trechos continentais que apresentam alto potencial para ocorrência de desastres naturais associados a eventos geodinâmicos. O estudo inicia com uma revisão bibliográfica e uma análise histórica, identificando lacunas metodológicas no uso do Índice de Sensibilidade Ambiental e da Carta SAO no Brasil e no mundo. A partir disso, sugere abordagens para o avanço no desenvolvimento de mapeamentos de perigo ao derramamento de óleo em áreas continentais, focando na gestão de riscos e na prevenção de desastres tecnológicos desencadeados por desastres naturais (Natechs). São apresentados procedimentos metodológicos para contribuir nas estratégias de prevenção e resposta em áreas sensíveis ao derramamento de óleo em dutovias continentais, por meio da criação de um índice de perigo para a ocorrência de fluxos de detritos em trechos de travessia de drenagem nos municípios de Cubatão e São Sebastião (SP). Esse índice foi baseado na relação entre suscetibilidade e vulnerabilidade e se mostrou eficaz para hierarquizar áreas de perigo iminente, considerando os potenciais impactos ambientais e vazamentos de óleo. A metodologia foi validada por um evento de fluxo de detritos ocorrido entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2023 na bacia hidrográfica de Toque Toque Grande, em São Sebastião, permitindo a calibração dos modelos e o ajuste dos valores do índice. Adicionalmente, o trabalho propõe um sistema de monitoramento pluviométrico em tempo real, baseado em limiares de precipitação crítica e coleta de dados em tempo real, para complementar o índice de perigo a fluxos de detritos nas áreas de dutovias selecionadas. O trabalho indica um plano de gestão de risco dividido em duas partes: (i) mapeamentos estáticos e (ii) monitoramento dinâmico. Os mapeamentos estáticos referem-se à representação cartográfica das áreas de estudo, considerando a hierarquização do índice de perigo a fluxos de detritos. O monitoramento dinâmico, diz respeito ao sistema de monitoramento pluviométrico e em tempo real, baseado nos limiares de precipitação crítica, sistematizado em níveis operacionais que definem o grau de risco das chuvas responsáveis por deflagrar eventos de deslizamentos e fluxos de detritos, que possam impactar as dutovias nas áreas mapeadas.