Aula Aberta - FÁBULAS DE EXTRAÇÃO, FÁBULAS DE TRANSIÇÃO - Ritó (a.k.a. Rita Natálio)

A Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade e o LIPA-TAGV irão organizar esta terça-feira dia 9, pelas 14:00h, o seminário em modo “Aula Aberta" FÁBULAS DE EXTRAÇÃO, FÁBULAS DE TRANSIÇÃO por Ritó (a.k.a. Rita Natálio). A aula aberta irá realizar-se no Anfiteatro III (FLUC).

08 janeiro, 2024≈ 4 mins de leitura
Fotografia - Loredana Denicola 2019

As ficções ou fábulas políticas têm o potencial de desviar, nutrir e transformar a atenção, tanto a um nível corporal como transcorporal. As ficções políticas são como uma membrana da realidade, moldam o acesso à realidade e permitem ligar os corpos e as suas experiências situadas a níveis abstratos de discussão e compreensão. Nesta jornada, Ritó abordará uma seleção de materiais teóricos e práticos que foram importantes para uma série de palestras-performances dedicadas à relação entre linguagem e geologia (“Antropocenas” 2017, “Geofagia” 2018 e “Fóssil” 2020;) e à construção de “Spillovers”, um ensaio ecotransfeminista que propõe a releitura fabulada “Lesbian Peoples - material for a dictionary”, uma obra de Monique Wittig e Sande Zeig publicada em 1976.

BIO:

Artista e pesquisador. Lésbica não-binárie. Os seus espaços de prática relacionam escrita e performance, seja na criação, ensino, investigação ou organização de programas públicos. Realizou uma série de conferências-performance, dedicadas à relação entre linguagem e geologia, entre elas “Antropocenas” (2017) com João dos Santos Martins, “Geofagia” (2018) e “Fóssil” (2020), que performou em teatros, galerias ou congressos e encontros académicos. O seu trabalho mais recente "Spillovers" (2023), propõe uma releitura fabulada e coletiva de "Lesbian Peoples, material for a dictionary" (1976), uma obra icónica do feminismo lésbico de Monique Wittig e Sande Zeig.. Coordena, desde 2020, o projeto Terra Batida uma plataforma que organiza anualmente programas de residência e comissiona pesquisas artísticas para que artistas, cientistas e ativistas se cruzem no acompanhamento de conflitos socioambientais em diversos contextos territoriais portugueses, com co-produção e apoio do Alkantara festival. Doutorando em Estudos Artísticos na FCSH-UNL e Antropologia na USP, pesquisa o recente debate sobre o conceito de Antropoceno e o seu impacto sobre a redefinição disciplinar e estética das relações entre arte, política e ecologia.

https://parasita.eu/rita-natalio/

https://terrabatida.org


A Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade (FLUC-CEIS20) é um programa formativo pioneiro oferecido pela Universidade de Coimbra, associado à agenda de investigação Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição e ao projeto exploratório FCT GREENARTS. Coordenado por Vânia Rodrigues e Fernando Matos Oliveira, este ciclo de estudo situa-se na intersecção dos estudos artísticos, da gestão das artes, da eco-produção, da eco-ética e da eco-dramaturgia, relacionando os modos de produção artística com o amplo desafio ecológico. Conta com diversos convidados nacionais e internacionais e dirige-se, em primeira instância, aos profissionais do setor das artes e da cultura.

Partilhe