Cuidados de Saúde Primários
Monitorização da satisfação dos utilizadores dos Cuidados de Saúde Primários (2009/2010)
Objetivo
O principal objetivo é determinar o grau de satisfação dos utilizadores, objeto de contratualização das USF, conforme o previsto na Portaria nº 301/2008, de 18 de abril. Pretende-se também efetuar uma análise comparativa nacional, no âmbito dos cuidados de saúde primários, entre unidades de saúde com o mesmo modelo organizacional e entre unidades de saúde com modelos diferentes.
Foram consideradas, à partida, todas as 377 UCSP e as 394 USF existentes em Portugal Continental em 31 de dezembro de 2013.
Entretanto, a USF Atlântico da ULS Alto Minho encerrou a sua atividade, pelo que acabou por não ser considerada neste estudo.
Para efeitos de exequibilidade de comparação entre as USF e as UCSP, só foram consideradas as UCSP que tinham, pelo menos, 3 médicos de família e uma percentagem de utentes sem médico de família inferior a 20%.
De seguida selecionaram-se aleatoriamente 51 UCSP correspondendo a 30,7% das UCSP que passaram os critérios anteriores.
O número final de unidades funcionais em estudo passou então a ser o apresentado na tabela seguinte:
ARS | UCSP | USF-A | USF-B | Σ |
Norte | 22 | 87 | 112 | 221 |
Centro | 6 | 29 | 16 | 51 |
Lisboa e Vale do Tejo | 15 | 69 | 56 | 140 |
Alentejo | 6 | 10 | 5 | 21 |
Algarve | 2 | 6 | 3 | 11 |
Σ | 51 | 201 | 192 | 444 |
Para ver a lista final das unidades por região de saúde, clique na respetiva região:
![]() ARS Norte |
![]() ARS Centro |
![]() ARS Lisboa e Vale do Tejo |
![]() ARS Alentejo |
![]() ARS Algarve |
As várias unidades foram classificadas de acordo com a sua dimensão em pequenas (128), médias (248), grandes (62) ou muito grandes (6); foram entregues, respetivamente, 80, 140, 200 e 240 questionários a cada uma. O número total de questionários entregues foi então de 58.800.
A entrega dos questionários aos ACeS foi realizada em reuniões regionais (no Porto, em Coimbra, em Lisboa, em Évora e em Faro) com a presença dos responsáveis pelas ARS, pelos ACeS e pelos Gabinetes do Cidadão. Nestas reuniões foi apresentado o estudo, solicitada a colaboração das várias unidades, discutidos e esclarecidos alguns aspetos mais operacionais
O procedimento seguido para a entrega dos questionários aos utilizadores e posterior devolução ao CEISUC para tratamento foi objeto de uma nota metodológica enviada a todos os ACeS.
Receção dos questionários
O ritmo de chegada dos questionários das unidades funcionais (UF) ao CEISUC foi o apresentado na tabela seguinte:
Semana de Chegada | Nº de UF | % de UF |
12 a 16 de janeiro de 2015 | 10 | 2,2% |
19 a 23 de janeiro de 2015 | 56 | 12,3% |
26 a 30 de janeiro de 2015 | 27 | 5,9% |
02 a 06 de fevereiro de 2015 | 321 | 70,50% |
09 a 13 de fevereiro de 2015 | 16 | 3,50% |
13 a 17 de abril de 2015 | 14 | 5,60% |
TOTAL | 444 | 100,00% |
Leitura dos questionários
Foram lidos 49.621 questionários (QUEST) das 444 unidades funcionais (UF), com uma taxa global de respostas de 89,4%.
Enviados | Lidos | Taxa de resposta | |||
UF | QUEST | Não entregues | QUEST | ||
USF | 393 | 52,16 | 2,949 | 43,937 | 89,30% |
UCSP | 51 | 6,686 | 374 | 5,684 | 90,10% |
TOTAL | 444 | 58,846 | 3,323 | 49,621 | 89,40% |
Relatório final
Os restantes relatórios dos ACeS e de cada unidade só são acessíveis através de uma palavra-chave enviada ao respetivo coordenador do ACeS.
É também disponibilizado aqui o relatório final do estudo, com equadramento, métodos, resultados e principais conclusões. Agradece-se que sejam enviados para pedrof@fe.uc.pt quaisquer sugestões de melhoria.