/ Investigação

A Voz dos Profissionais

Enquadramento

O nível de satisfação profissional no setor da saúde é particularmente relevante no domínio da gestão de serviços, por ser um indicador do clima organizacional e por afetar a qualidade dos cuidados prestados. Trata-se de um fenómeno complexo. Por um lado, a satisfação profissional pode ser encarada como um estado emocional, um sentimento ou uma resposta afetiva em relação ao trabalho, resultante da avaliação do indivíduo tendo em consideração a forma como este preenche o seu ideal de valores para o emprego. Essa resposta afetiva incorpora fenómenos pouco específicos que podem incluir as preferências, os estados de ânimo e as emoções. Por outro lado, também pode ser considerada como uma atitude generalizada em relação ao trabalho, ou seja, a disposição para agir segundo a informação e a emoção. Engloba normalmente duas componentes: a cognitiva, relacionada com o entendimento que o indiviudo faz do seu trabalho em termos de opinião; e a afetiva, relacionada com a forma como o trabalhador se sente em relação ao trabalho. Segundo esta teoria, a satisfação depende daquilo que o individuo sente e da opinião que tem relativamente ao trabalho.

Métodos

Os estudo realizados no sentido de avaliar a satisfação dos profissionais, seguiram o seguinte modelo conceptual.

De acordo com este modelo, para medir a satisfação dos profissionais das unidades parte-se do pressuposto de que há determinantes dessa satisfação e que esses determinantes são, de certo modo, agrupados em características sociodemográficas e laborais dos profissionais. Os dados sociodemográficos medidos neste estudo incluem o género, a idade, o nível de escolaridade e a situação familiar. As características laborais englobam a categoria profissional, o horário de trabalho, o tipo de vínculo, a experiência em funções de coordenação, de gestão ou de chefia, e o tempo de exercício na unidade e na profissão.

A satisfação dos profissionais é medida através das dimensões denominadas ‘local de trabalho’, ‘serviços prestados’ e ‘qualidade’. A satisfação com o local de trabalho aborda as políticas de recursos humanos, o moral, o estado de espírito e a relação com o coordenador da unidade funcional, e os recursos tecnológicos e financeiros, incluindo o vencimento, a qualidade do local de trabalho e o equipamento disponível. Por outro lado, a satisfação com os serviços prestados pela unidade funcional inclui aspetos como o atendimento, a coordenação de cuidados, a sensibilidade, as condições das instalações, as informações prestadas e o custo dos serviços.

Por fim, entre as possíveis opiniões e atitudes dos profissionais, são abordados a adequação da formação profissional e académica para desempenhar as funções, se havendo alternativa recomendaria os serviços da sua unidade ou se a ela recorreria e, finalmente, se pudesse voltar atrás, se escolheria a sua unidade para trabalhar e se escolheria a mesma profissão. A terminar, é solicitada uma avaliação global do seu grau de satisfação relativamente à sua unidade.

Procedimentos Éticos

A resposta ao questionário é anónima e o próprio CEISUC nunca poderá saber quem respondeu ao inquérito e, muito menos, o que cada indivíduo respondeu. Sendo o questionário anónimo, garantimos a completa confidencialidade dos dados que nos fornecer. Nunca ninguém poderá vir a ser identificado a partir dos resultados do inquérito.
O consentimento informado dos participantes é dado por estes após lerem e responderem afirmativamente às três primeiras perguntas do questionário onde os aspetos éticos são referidos.

Todos os estudos realizados foram aprovados por uma Comissão de Ética competente.