Chamadas

Chamadas abertas até 31 de dezembro

17 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

© Women Talking, 2022

Nesta chamada de artigos para a REVER: Revista de Estudos da Religião convidamos pesquisadoras e pesquisadores a considerarem também, nos seus estudos, o plano da expressão, para além da representação da religião no cinema. A expressão é o lugar onde se tecem as diferentes linguagens artísticas que formam a base da experiência sensória e do processo de significação no cinema, que inclui elementos da imagem, do som, e da montagem, que não podem ser reduzidos aos paradigmas da representação ou comunicação.

CALL FOR PAPERS – REVISTA DE ESTUDOS DA RELIGIÃO (REVER) | 31 DEZ 2024

Religião e Cinema: da representação à expressão

Coord. Sérgio Dias Branco, Universidade de Coimbra (UC- CEIS20) e Alfredo Teixeira, Universidade Católica Portuguesa (CITER-UCP)

De entre as diversas abordagens metodológicas à religião e ao cinema, aquela que junta os estudos de religião e os estudos fílmicos para analisar criticamente a representação da religião no cinema é uma das mais comuns. Esta abordagem centrada no plano da representação permite explorar as religiões nas suas dimensões material e vivida, salientando semelhanças e diferenças entre tradições religiosas – por vezes dentro da mesma religião –, mas também retratando a tensão e a convivência inter-religiosa. Esta perspetiva, a partir da representação fílmica, abre para diferentes possibilidades de interpretação das perceções culturais sobre as religiões nas sociedades.

Nesta chamada de artigos convidamos pesquisadoras e pesquisadores a considerarem também, nos seus estudos, o plano da expressão, para além da representação da religião no cinema. A expressão é o lugar onde se tecem as diferentes linguagens artísticas que formam a base da experiência sensória e do processo de significação no cinema, que inclui elementos da imagem, do som, e da montagem, que não podem ser reduzidos aos paradigmas da representação ou comunicação. Dentro deste escopo, este dossiê procura estudos inter e transdisciplinares no campo dos estudos da religião e da estética fílmica que articulem leituras de obras concretas, a partir do cruzamento de referências enraizadas em mundividências, sabedorias, gestos e práticas que tecem em conjunto várias tradições religiosas.

A memória dos 1700 anos do Concílio de Niceia, em 2025 – acontecimento central na história do cristianismo, com amplo impacto no terreno das culturas visuais –, é um contexto oportuno para a abertura deste dossiê na REVER.