Chamadas

Literature as Memory: Fiction and the Great War in Africa

Chamada até 31 de maio

26 abril, 2023≈ 4 mins de leitura

Sargentos do 3.º Esquadrão do Regimento de Cavalaria 9, durante a marcha para Naulila, no Sul de Angola, dezembro de 1914

© José de Almeida “Pesca-Rãs”

A chamada de artigos para o volume Literature as Memory: Fiction and the Great War in Africa pretende colmatar um importante campo de estudos sobre a guerra de 1914-1918 em África, tendo como ponto de partida a literatura (ficcional), a poesia, o teatro e o cinema. Neste sentido, são as representações de uma frente menos conhecida desta guerra que se pretende explorar. A publicação será em inglês, embora também se admita a possibilidade da inclusão de artigos nas línguas nativas dos autores.

Envio de resumo/proposta e CV 31 de maio de 2023
Submissão dos artigos finais 31 de janeiro de 2024

Contactos
Sérgio Neto – sgdneto@gmail.com
Anne Samson (dr) - thesamsonsed@gmail.com


Literatura como Memória: A ficção e a Grande Guerra em África

Desde 1916, foram publicadas várias obras literárias sobre a Grande Guerra ou a Primeira Guerra Mundial em África. Embora a maioria esteja em inglês, são conhecidas publicações em português, alemão, dinamarquês, polaco e francês. Os géneros incluem romances, poesia, contos e guiões, tanto de teatro como de cinema, com autores masculinos e femininos. Esta compilação procura explorar o papel da literatura na reflexão e perpetuação da memória da guerra de 1914-1918 em África.

Se quiser contribuir para o tema, contacte os editores, Sérgio Neto e Anne Samson, antes de 31 de maio de 2023, indicando o tema que pretende abordar, acompanhado de uma breve biografia.

As contribuições podem ser específicas de um país ou de uma língua, abrangendo um único ou vários géneros, ou temáticas em termos de género e/ou de conteúdo e de enfoque. Podem também ser uma análise pormenorizada de um determinado texto/forma. O nosso objetivo é ser o mais abrangente possível. Independentemente da abordagem, a tese principal da contribuição deve centrar-se no papel que a literatura tem desempenhado para manter viva (ou não) a memória da Grande Guerra em África.

Os autores podem ser de qualquer área relacionada, incluindo jornalistas e escritores de ficção que tenham escrito sobre a Primeira Guerra Mundial em África. O processo, os desafios e as motivações da criação de memória são tão valiosos como a análise e a avaliação das tendências e dos conteúdos.

Os trabalhos devem ter entre 5.000 e 10.000 palavras, incluindo as referências, e podem ser apresentadas na língua da sua escolha. Dependendo do número de trabalhos aceites, pretende-se publicar na língua submetida e em inglês.

Mais informações serão fornecidas sempre que solicitadas.

O prazo para a apresentação de candidaturas é 31 de janeiro de 2024.

A compilação será publicada em brochura pela Great War in Africa Association.

Partilhe