Novidades Editoriais

Investigadores do CEIS20 publicam artigos na Revista "Rubrica Contemporanea"

Da Universidade Autónoma de Barcelona, a publicação encontra-se indexada em Scopus Q1

12 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

Os investigadores Sérgio Neto (Grupo 1 — História, Memória, Políticas Públicas, e Grupo 4 — Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuaise) e Clara Serrano (Grupo 1 — História, Memória, Políticas Públicas), investigadores integrados do CEIS20, são coautores do artigo "The edge of the Stone Raft. From euro-enthusiasm to moderate scepticism in Portuguese History textbooks (2000-2020)".

Glosando o título de A Jangada de Pedra, de José Saramago, este estudo pretende analisar duas amostras de manuais escolares de História do 9.º Ano (2000-2020), procurando perceber a sua evolução acerca das perceções da União Europeia (UE). Pode, assim, concluir-se que estas oscilaram entre o euro-otimismo e algum euroceticismo moderado.

Leia o artigo na íntegra.

Eurobandeira.jpg