Sobre

Modes of Production – Performing Arts in Transition [Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição] é um projeto de Investigação & Desenvolvimento que cruza o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural. Sediado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), resulta de uma parceria com o Curso de Estudos Artísticos da FLUC, com a Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade da FLUC e com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV-UC).

As suas iniciativas e estudos realizam-se em articulação permanente e atualizada com os agentes e estruturas do campo artístico e cultural, procurando refletir acerca da relação entre as práticas de produção e gestão das artes e os diversos regimes de criação e programação.

Em particular, analisa os modos de produção e gestão de projetos e organizações no contexto de diversas transformações contemporâneas, designadamente as que são suscitadas pelas exigências de práticas justas e de sustentabilidade social e ambiental.

Domínios de Atuação:

  • Investigação & Desenvolvimento
  • Consultoria
  • Formação

Áreas de Trabalho:

  • Contextos profissionais de criação, produção e gestão das artes e da cultura
  • Modelos organizativos e institucionais das artes performativas
  • Governança, ética e liderança nas organizações culturais
  • Políticas culturais: bases constitutivas, modelos de financiamento e desafios democráticos
  • Transição ecológica nas artes performativas: discursos e transformações
  • Modos de produção sustentável e economia circular nas artes performativas

CEIS20 | Universidade de Coimbra

O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) é um Centro de Investigação da Universidade de Coimbra integrado no Instituto para a Investigação Interdisciplinar e financiado pela FCT desde 1998, proporcionando excelentes condições às equipas dedicadas à investigação interdisciplinar no domínio das artes. A sua estratégia, monitorizada por um especialista internacional SAB, desdobra-se em quatro linhas de investigação cruzadas em áreas como a democracia, as desigualdades, a era pós-digital, as artes e as tecnologias sociais. No âmbito das suas práticas educativas e da promoção de formação avançada, o CEIS20 assegura a ligação com os programas de doutoramento em Estudos Artísticos e em Estudos Contemporâneos, e conta com três revistas com avaliação por pares.

O projeto Modes of Production – Performing Arts in Transition surge no contexto do Grupo de Investigação “Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades e Transições”. Reflete acerca dos mecanismos e contextos que compõem e determinam as condições materiais da produção artística e cultural, nos seus variados quadrantes e momentos históricos, procurando chegar a uma melhor compreensão dos contextos económicos, financeiros, laborais, culturais, sociais e políticos que têm rodeado as artes. Reflete especificamente sobre a relação entre a produção e os diversos regimes de criação, prestando particular atenção aos discursos e modelos de trabalho emergentes e ao seu impacto nas formas de produzir e gerir projetos e instituições culturais. Cruza, de forma singular no panorama nacional, o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural.

Equipa

Vânia Rodrigues

Vânia Rodrigues é gestora cultural e investigadora. Para além de se dedicar à investigação, tem trabalhado como gestora, curadora e consultora para diversas organizações culturais, tanto na esfera institucional como junto de estruturas independentes nas áreas de planeamento estratégico, programação e gestão cultural, desenho de projectos e parcerias internacionais.

Doutorada em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, com a tese “MODUS OPERANDI – Para uma redefinição das práticas de produção e gestão nas artes performativas” (com Distinção e Louvor). Licenciada em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (com Distinção), em 2009.

Foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela co-programação do espaço próprio da companhia (2013-2018). Foi Assessora Estratégica da Artemrede (2014-2017), tendo conduzido os trabalhos de elaboração do seu “Plano Estratégico e Operacional 2015-2020” e co-coordenado a conferência internacional e a edição do livro ‘Políticas Culturais para o Desenvolvimento’. Exerceu funções de coordenação na Setepés-projectos artístico-culturais, tendo sido coordenadora de um amplo plano de formação profissional especializada para agentes culturais e consultora junto de várias organizações portuguesas, entre elas a EGEAC e o TNDMII em Lisboa ou o CCVF, em Guimarães. Participa em diversas redes internacionais do sector cultural e criativo e foi membro convidado do Conselho Municipal de Cultura do Porto (-Fev.2020). Intervém regularmente enquanto oradora e professora/formadora em gestão e produção cultural, planeamento estratégico e gestão de projectos, tanto em contexto académico como profissional. Foi curadora da Conferência “Navegar é preciso? Sentidos para a internacionalização da dança”, organizada pelos Estúdios Victor Córdon / OPART – Organismo de Produção Artística, e do Painel “Mobility and sustainability: challenges ahead for the performing arts”, integrado na Conferência de lançamento do Programa Europa Criativa 2021-2027, no quadro da Presidência Portuguesa da União Europeia (2021). Exerce pontualmente funções como perita independente em concursos nacionais e internacionais de apoio à criação artística, programação e cooperação internacional.

É autora de dois livros, “AS PRODUTORAS - Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais” (2020) e “Modus Operandi – Produção e Gestão nas Artes Performativas” (2022).

Atualmente, é Investigadora Integrada no CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde co-dirige o projecto de I&D Modes of Production – Performing Arts in Transition e Investigadora Principal no projecto exploratório FCT Greenarts, dedicado à reflexão acerca das intersecções entre os regimes de produção e criação, bem como aos discursos e práticas de produção artística sustentável.

Linktree
Ciência Vitae


Fernando Matos Oliveira

Fernando Matos Oliveira é Professor Associado no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Director do Programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra, onde lecciona nas áreas de Teatro Português, Arte da Performance, Análise e Crítica do Espectáculo, Gestão e Produção Culturais, Hibridismo e Transdisciplinaridade nas Artes. Tem publicado ensaios sobre teatro, performance e literatura em várias revistas nacionais e internacionais (Performance Research; Theatre, Dance and Performance Training; Arti dello Spettacolo/Performing Arts Journal; Registres; Art Teatral; Sala Preta; Sinais de Cena; Revista de História da Arte; Colóquio/Letras; Santa Barbara Portuguese Studies).

Dirige a coleção “Dramaturgia” na Imprensa da Universidade de Coimbra e a secção portuguesa da rede EURODRAM (com Nuno M. Cardoso). É autor de “O Destino da Mimese e a Voz do Palco: O Teatro Português Moderno” (1997), “Teatralidades. 12 Percursos pelo Território do Espetáculo” (2003) e “Poesia e Metromania. Inscrições Setecentistas” (2008); editou números temáticos de revistas na área das artes, nomeadamente “Portuguese Performance Art” (Revista de História da Arte, Nº 6, 2017) e “Dramaturgies of Exile, Dramaturgies of Resistance” (Revista de Comunicação e Linguagens, Nº 50, 2019). Assegurou a coordenação editorial de diversas antologias e volumes coletivos: “Escritos sobre Teatro” (Cotovia, 2001) e "Poesia" (1998), de António Pedro; “O Melodrama” (CLP-UC, 1996); “Ensaios Ruminantes sobre a Obra Performativa de Patrícia Portela” (com Thiago Arrais, 2017); “Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas" (2018); “Práticas de Arquivo em Artes Performativas” (com Cláudia Madeira e Hélia Marçal, 2019).

Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente [ www.tagv.pt ] desde 2011, tem participado em diversas iniciativas culturais na área das artes performativas, nomeadamente em parceria com estruturas de criação (A Escola da Noite, Coletivo 84, Visões Úteis, TNSJ), redes de programação (Rede 5 Sentidos; École des Maîtres) e integrado concursos no âmbito da Fundação GDA e da DGArtes. Como director do TAGV tem vindo a promover a aproximação entre a pesquisa e a criação artística, acolhendo ciclos e projectos que colocam em contacto artistas, alunos e artistas-investigadores, nomeadamente nas actividades desenvolvidas no contexto do LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas.

É Membro do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), onde integra grupos de investigação nas áreas do teatro, da performance e da produção cultural.

Perfil UC


Colaboradores anteriores

Silvia Carballo

Licenciada em Estudos Artísticos (Teatro, Cinema e Música) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, atualmente frequenta o mestrado em Estudos Artísticos da mesma universidade. Tem formação em Gestão Cultural pela Faculdade da Cultura da Universidade CLAEH do Uruguai e formação na área da Gestão Empresarial e dos Recursos Humanos. Integrou, como assistente, a equipa de investigação da Faculdade da Cultura (Universidade CLAEH) que desenvolveu o projeto “Los públicos del ballet nacional”, durante os anos 2017 e 2018. A investigação foi recentemente publicada pela Universidade CLAEH com o título “La nueva cultura del ballet en Uruguay. El BNS y sus públicos” (Montevideu, 2021).

Desde 2021, integra o secretariado do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem trabalhado na área da produção de espetáculos e projetos artísticos no Uruguai e em Portugal. Atualmente, atua na formulação e gestão de projetos culturais, e colabora na implementação do projeto de I&D Modes of Production – Performing Arts in Transition.

Contactos

Email: modesofproduction @ uc.pt

Investigadores Responsáveis:

  • Vânia Rodrigues: vania.rodrigues @ uc.pt
  • Fernando M. Oliveira: fmatos @ fl.uc.pt

Se desejar acompanhar as nossas atividades, deixe-nos o seu e-mail aqui.


AVISO: Os endereços de email que constam nesta página foram inseridos de modo a evitar o uso abusivo por programas automáticos de procura de endereços, procurando-se assim reduzir a receção de mensagens não solicitadas (spam). Lamentamos qualquer inconveniente que esta opção possa causar aos visitantes desta página.