/ Formação

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade

Apresentação

Assumindo que os modos de fazer do campo artístico e cultural são hoje interrogados e mobilizados pelas questões ecológicas, este programa de formação avançada problematiza as políticas culturais, revê os modos específicos de produção nas artes performativas; e considera ainda as múltiplas abordagens estéticas/criativas, propondo-se relacionar as exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana – e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam - com os modelos de gestão aplicados a projetos e instituições culturais e artísticas.

Cruzando o campo dos estudos artísticos, da produção criativa e da ecologia, constitui uma oferta formativa singular e relativamente pioneira, respondendo a um conjunto emergente de necessidades reflexivas e competências do sector cultural.

Assente numa abordagem exploratória e crítica, o curso serve dois propósitos correlacionados: promover uma atualização dos discursos e práticas em termos de políticas culturais, e propor uma aproximação inicial e experimental à sustentabilidade, traduzida na exploração de conceitos e na análise de práticas no campo da eco-dramaturgia, a justiça ambiental, a gestão eco-ética, a produção eco-responsável, entre outros.

Promotores

Promotores:

Universidade de Coimbra, através da Reitoria e da Faculdade de Letras, em associação com o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares.


Parceria Institucional:

Direção-Geral das Artes.


Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.