/ Investigação

Diálogos Interdisciplinares

Numa lógica de melhoria contínua dos processos de pesquisa e investigação científica e de estímulo a novas práticas, temáticas e soluções criativas, o CEIS20 criou espaços de debate, diálogo e reflexão: o Momento CEIS20, Projectos em Diálogo e a Oficina de ideias. Neste contexto, deve também ser enquadrado o Encontro de Jovens Investigadores.
Simultaneamente, observa-se com uma periodicidade trimestral as reuniões de Coordenadores – linhas, grupos e corpo editorial –, promovendo momentos em que a dinâmica de investigação do Centro é discutida e avaliada, bem como são perspetivados os objetivos, as necessidades e as realizações de diferentes eventos científicos.

Encontro anual de reflexão estratégica e científica, promotor de debates e diálogos construtivos e abertos, na procura constante de reforçar o CEIS20 como entidade e comunidade de pesquisa e investigação, ao serviço do conhecimento e da sociedade. É essencial, para isso, o desenvolvimento de uma dinâmica colegial, apropriada a uma unidade
de investigação como o CEIS20, cultivadora de inovação científica e instigadora de debates interdisciplinares.
É um momento de balanço, bem como de diálogo crítico e construtivo sobre novas ideias e práticas, e de definição de prioridades de investigação, levando a reflexão conceptual para um nível de análise mais profundo, de forma a tornar possível o surgimento de novos questionamentos científicos. Um dia dedicado a refletir sobre o CEIS20, com a apresentação das principais linhas de ação da Coordenação Científica do Centro, dos diferentes grupos e núcleos, das linhas temáticas e eixos de investigação. Um momento de partilha e análise retrospetiva, de cariz igualmente prospetivo, definindo-se estratégias futuras comuns, de curto, médio e longo prazo, com envolvimento de membros da Comissão Externa de Acompanhamento Científico.
O primeiro Momento realizou-se a 6 de janeiro de 2018 e o segundo a 9 de março de 2019, com a participação de dezenas de investigadores e neles se discutiu, entre outras temáticas, o Projeto Estratégico do CEIS20 para o quinquénio 2018-2022.

2024 2023 2022

A relação entre a gestão de ciência e a investigação não tem sido fácil. A revista Nature, numa edição temática dedicada à gestão de ciência, publicada em 2021, apontava para as tensões existentes: em algumas universidades e centros de investigação, a comunidade científica liderava considerando a gestão uma estrutura de apoio à investigação, completamente dependente da vontade e das indicações dos investigadores. Líderes de outras instituições de I&D esperavam que os gestores monitorizassem a produção científica dos investigadores, sobretudo, quanto às publicações e à capacidade em atrair financiamento competitivo - o que gerava um ambiente de enorme pressão para todos. Entretanto, a gestão de ciência tem-se vindo a transformar num aliado da investigação, identificando concursos relevantes e potenciais parceiros, assegurando a conformidade com os requisitos necessários, orientando o preenchimento dos formulários, a aplicação dos recursos e promovendo uma investigação socialmente responsável.

Um projeto, independentemente da sua área de aplicação, tem três variáveis: âmbito, tempo e orçamento. Um projeto de investigação distingue-se pelo facto de duas destas variáveis – o tempo e o orçamento – serem determinadas pelas agências financiadoras. Será possível, dadas essas limitações, apresentar candidaturas inovadoras, de sucesso e de qualidade? Segundo Gómez-Marín et al (2022), o segredo está numa conjugação perfeita de recursos (humanos, materiais, institucionais, etc.), experiência e planeamento.

Numa tentativa de auxiliar a comunidade científica do CEIS20 a encontrar essa conjugação perfeita, propomos um ciclo de iniciativas emergentes da experiência anterior dos “Projetos em Diálogo”, a que chamamos “Projetório – Investigação em perspetiva”, – um espaço que pretende ser um laboratório de projetos com trajetórias de sucesso. Prevê-se que este se torne um espaço de troca, partilha e avaliação por pares das ideias emergentes de projetos e de procura de parcerias internas. O Projetório será também um espaço de apoio antecipado (bem como corrente e passo-a-passo) a candidaturas nacionais e europeias, individuais e de equipas. Com esta iniciativa, queremos envolver toda a comunidade de investigação CEIS20, incluindo doutorandos/as e investigadores/as em início de carreira. No sentido de ampliar o alcance para além da UC e de promover a internacionalização das atividades do centro, teremos eventos orientados para investigadores/as externos/as ao CEIS20 que queiram ser aqui acolhidos/as. Para promover a tutoria e a partilha de conhecimento acumulado, vamos convidar tanto os/as nossos/as candidatos/as internos de sucesso, como especialistas institucionais da DAPI e do III-UC. Num conjunto de sessões de formatos variados - desde workshops a sessões de orientação –, iremos abordar temas específicos, ligados aos formulários e concursos concretos (por ex., como escrever um plano de carreira; como calcular pessoas-mês), assim como transversais e abrangentes à toda a atividade científica (por ex., gerir o tempo; identificar revistas para publicar; registar atividades no Ciência Vitae, etc.). Vamos juntar os recursos, a experiência e o planeamento para garantir sucesso, inovação e qualidade.

2024 | Sessão de Orientação na Preparação de Orçamentos para Projetos FCT

Encontro aberto, dirigido sobretudo à apresentação e discussão de trabalhos de doutorandos, de cariz interdisciplinar, contando já com oito edições.
Tem como principal objetivo dar à comunidade de investigadores juniores do CEIS20 a oportunidade de partilhar e projetar a sua produção científica.
Trata-se de um espaço de partilha e debate da investigação feita pelos jovens investigadores do CEIS20, podendo-se encontrar numa fase embrionária, em desenvolvimento ou mesmo quase concluída, sempre no quadro das áreas de trabalho em torno das quais a produção científica do Centro se organiza. Privilegia-se a investigação interdisciplinar, dirigida quer para a análise do estado da arte, quer para a apresentação e discussão de metodologias de trabalho relevantes ou dados inovadores. É publicada uma obra coletiva com os trabalhos apresentados no Encontro.

Aceda ao website oficial