28 de março | 14h30 | Sala de Seminários, CEIS20

Richard Cohn (Yale University), professor de teoria musical na Universidade de Yale, é o próximo convidado para a os Eixos do Conhecimento InterdisciplinarCiclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC), com a comunicação intitulada “Ancient Theories of Poetic Meter Distort Modern Conceptions of Musical Meter”.

A sessão será ministrada em inglês e será igualmente transmitida através da plataforma Zoom e do canal do Youtube do CEIS20.

richard-cohn-pt

Resumo
Os músicos ocidentais têm uma forma padrão de falar sobre a organização do tempo musical, através de assinaturas métricas, batidas, acentos, agrupamentos, etc. Estes modos discursivos, universalmente promovidos nos manuais de música, estão em muitos aspetos afastados da experiência musical e do conhecimento científico sobre as respostas neurocognitivas à música. Nesta palestra, defendo que estas disjunções entre discurso, experiência e conhecimento podem ser rastreadas até às teorias da métrica poética na Grécia antiga, em três fases: 1) o renascimento tardio das teorias clássicas da poesia e a sua aplicação à poesia contemporânea nas línguas modernas; 2) a procura de uma nova teoria da métrica musical em resposta às mudanças na notação musical do século XVII e a consequente apropriação das teorias métricas da poesia para a música; 3) o estatuto clássico da teoria musical do século XVIII, como base fundamental para o tratamento da harmonia e da métrica nos manuais modernos e no discurso moderno dos músicos, mesmo daqueles que não têm interesse em repertórios históricos ou que se rebelam ativamente contra as suas pretensões de autoridade. Cada uma destas três fases introduziu elementos corruptores, uma vez que os teóricos colocaram a prestigiada autoridade clássica à frente da experiência introspetiva e do conhecimento científico.

Biografia
Richard Cohn é professor de teoria musical na Universidade de Yale. A sua investigação sobre a harmonia do século XIX culminou na obra Audacious Euphony: Chromaticism and the Triad’s Second Nature (Oxford University Press, 2012).

Encontra-se atualmente a trabalhar numa monografia, An Analytical Model of Musical Meter. Um artigo recente sobre “Meter” no Oxford Handbook of Critical Concepts in Music Theory faz uma antevisão do modelo. Está também a concluir um livro para a MIT Press, Mathematical Models of Musical Systems. Cohn foi editor fundador da Oxford Studies in Music Theory, e é atualmente editor executivo do Journal of Music Theory.