O Projetório - Leitura e Análise de Calls: Estratégias para investigadores/as, workshop com Sofia Vaz e Cristina Gouveia (S.714 – Sustentabilidade e Ética), irá realizar-se a 6 de novembro pelas 14h30, na Sala de Seminários do CEIS20.
A obtenção de financiamento competitivo tornou-se uma atividade altamente estruturada que exige dos investigadores um domínio profundo das regras dos programas de financiamento e um alinhamento estratégico entre os objetivos das entidades financiadoras e as propostas apresentadas. Face à elevada competitividade dos concursos Europeus, é fundamental realizar uma análise meticulosa da documentação que rege cada concurso - desde o texto da Call até aos critérios de avaliação - antes de iniciar qualquer candidatura. No entanto, concorrer a financiamento Europeu transcende a mera captação de recursos financeiros. Representa uma oportunidade para os investigadores expandirem a sua rede de parcerias, integrarem equipas internacionais verdadeiramente interdisciplinares e assim enriquecerem a aventura que uma carreira de investigação proporciona.
Este workshop tem como objetivo identificar as oportunidades que os programas de financiamento representam para os participantes, considerando os recursos disponíveis. A partir de concursos existentes, adequados às áreas de investigação do centro, será realizado um exercício prático de análise de texto e um trabalho de ideação para identificar planos de ação alinhados com as aspirações dos participantes.
O workshop será estruturado em três blocos principais:
- Explorar Oportunidades de Financiamento Europeu;
- Análise Prática de Concursos e Textos de Candidatura;
- Ideação e Planeamento Estratégico.
No final do workshop, os participantes terão maior confiança na sua capacidade para atrair financiamento e especificamente na leitura e interpretação de calls europeias, permitindo-lhes aumentar as suas hipóteses de sucesso na captação de financiamento.
Informações adicionais e inscrições até ao dia 5 de novembro, 14h00, por email: projetos.ceis20@uc.pt (Olga Solovova, Gestora de Ciência do CEIS20).
