"Significado, atribulações e destino das instituições cognitivas universais" por Olga Pombo

A Aula Inaugural assinala o início do ano letivo de 2022/23 no Doutoramento em Estudos Contemporâneos CEIS20.

Decorrerá no dia 19 de setembro (segunda-feira), pelas 14h30 na Sala de Seminários do CEIS20 (1º piso). Olga Pombo é a convidada para esta sessão, onde fará uma intervenção subordinada ao tema "Significado, atribulações e destino das instituições cognitivas universais".

Olga Pombo é Doutorada em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tendo sido fundadora e coordenadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Fundou e é atualmente diretora da revista Kairos – Journal of Philosophy and Science (De Gruyter), membro do comitê científico do Reseau National des Maisons des Sciences de l'Homme (Paris), do Centro Studi sulla Natura, L'Umano e l'Unita del Pensiero (Roma), e membro da comissão de honra do Plano Nacional de Leitura português (PNL 2027).

Consulte o resumo da intervenção e uma breve biografia da convidada em seguida.

Resumo

Começarei por discutir a necessidade e o sentido original das instituições cognitivas universais, ou seja, desse conjunto de meios que garantem a produção, conservação, transmissão e legitimação do conhecimento científico. Veremos como essas configurações institucionais, condições de possibilidade da ciência, simultaneamente materiais e necessárias, universais e transversais ao tempo, meios tangíveis que permitem a invenção da ciência e o seu constante desenvolvimento, têm sido desafiadas, perturbadas, distorcidas, até mesmo corrompidas, de tal forma que a própria ideia de ciência parece ter sido desvirtuada. Tentaremos, por fim, interrogar alguns dos possíveis futuros que nos estão prometidos, tendo em conta as transformações profundas que essas instituições atravessam na nossa contemporaneidade.

Olga Pombo é doutorada pela Universidade de Lisboa e, em 2009, obteve o grau de Agregação em História e Filosofia da Ciência. Foi Professora do Departamento de História e Filosofia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (até 2016) da qual foi Presidente entre 2007 e 2012. Foi fundadora e Coordenadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa desde a sua origem em 2003 até 2016. Foi Coordenadora de vários projetos de investigação e Investigadora Associada de vários outros projetos nacionais e internacionais. É membro fundador da "Société de Philosophie des Sciences" (Paris), membro honorário da "Associação Internacional para o Estudo das Controvérsias", membro da comissão de honra do "Plano Nacional de Leitura" (PNL 207) e, atualmente, Presidente do Conselho de Assembleia Geral da Sociedade Das Lógicas Portuguesas. Foi fundadora e Diretora de Programas do Programa Internacional de Doutoramento da FCT em Filosofia, Tecnologia, Arte e Sociedade (até 2016). É autora e editora, tanto a nível nacional como internacional, de numerosas publicações e tem colaborado e lecionado intensamente em Portugal e no estrangeiro. Os seus interesses dividem-se pela Filosofia Moderna (especialmente Leibniz), Filosofia da Ciência (Unidade da Ciência, Interdisciplinaridade, Epistemologia Geral, Imagem Científica, Poincaré, Neurath, Bachelard), Filosofia da Linguagem (Leibniz, Hobbes, Spinoza, Rousseau, Hegel), mas também pelo Enciclopedismo, Hipertexto, Filosofia da Escola e, mais recentemente, Ciência e Arte, cujo ensino iniciou em Portugal. É actualmente head Polo de Investigação Transversal do CFCUL, Diretora da revista "Kairos - Journal of Philosophy and Science" (De Gruyter), membro do comité científico do "Reseau National des Maisons des Sciences de l'Homme" (Paris) e do "Centro Studi sulla Natura, L'Umano e l'Unita del Pensiero (Roma).