Em cada sessão são preferencialmente abordados temas relacionados com a vida e a obra de diferentes autores e personalidades da cultura e da história portuguesas ou com determinados períodos históricos. Realidades de outros países e culturas também se enquadram nesta iniciativa. As “viagens” propostas permitem percorrer os sabores literários desde a Antiguidade à Época Contemporânea.
O evento possibilita ao público não académico conhecer pela voz de especialistas como a história e a cultura da alimentação estão presentes nas obras e épocas abordadas. A aplicação desse conhecimento e a sua transferência em formato acessível à sociedade atual revela-se na elaboração dos cardápios dos jantares (inspirados nos textos da época) e na animação que os acompanha (sob a forma de apontamentos de literatura, poesia, música ou teatro) de regra a cargo de companhias teatrais como Viv'Arte, Bonifrates, Almanaque e Thíasos.
Os Sabores da Escrita iniciaram-se em 2014, sob a coordenação científica das fundadoras do doutoramento em Patrimónios Alimentares, Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho. A coordenação executiva está a cargo de Dina de Sousa, Chefe da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Coimbra, instituição parceira da iniciativa. Outras instituições parceiras associam-se às instituições organizadoras e proponentes dos Sabores da Escrita: o projeto transnacional DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia e, desde março de 2017, o Plano Nacional de Leitura 2017-2027, denominado Ler +Ciência, através da iniciativa Leituras do Território
A entrada nas sessões é livre, estando a participação no jantar cultural sujeita a pagamento e inscrição prévia.
Informações e Inscrições: Casa Municipal da Cultura de Coimbra – 239 702 630