/ Investigadores / Visitantes

Delcides Marques

Possui graduação em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP, 2003-2006), com bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sob orientação da Profa. Dra. Fraya Frehse. Realizou mestrado em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2007-2009), novamente com bolsa da FAPESP e sob orientação do Prof. Dr. Ronaldo de Almeida. Concluiu doutoramento em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2009-2013), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o mesmo orientador. As três pesquisas formativas foram eminentemente etnográficas: as duas primeiras buscaram compreender a pregação pentecostal na Praça da Sé, centro de São Paulo; e a última, destacou a formação teológico-moral de seminaristas numa instituição evangélica no sertão pernambucano.

Desde 2010 é professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Vinculado ao Colegiado de Ciências Sociais ministra principalmente disciplinas de teoria antropológica, pensamento antropológico brasileiro e pesquisa antropológica. É docente do Programa de Pós-Graduação em Política, Cultura Ambiente (PoCAm), na linha de pesquisa sobre “Economia política e técnicas de governo”, tendo seus interesses de investigação atrelados às seguintes temáticas: antropologia do mundo antigo; tolerância, justiça e reciprocidade; estudos clássicos; secularização; teologia e problemas de governo; cristianismo e contemporaneidade; ética e filosofia política. É ainda pesquisador do KRISIS – Laboratório de Antropologia Crítica, onde desenvolve pesquisa que procura perscrutar noções orientadoras da vida coletiva no mundo antigo, particularmente entre os gregos (e cristãos), que se tornaram formativas de um vocabulário fundamental para a atualidade em termos de convivência e virtude.

Realiza pós-doutoramento no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH-UC) sob a supervisão do Prof. Dr. Frederico Lourenço. Como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) produz investigação sobre o vocabulário da reciprocidade na Ilíada a partir de procedimentos investigativos que priorizam a análise do texto grego. São destacados acontecimentos que permitem pensar esse recorte temático no épico homérico, tal como ocorreu no famoso encontro entre Glauco e Diomedes. Com isso, os prestigiados temas da hospitalidade, reconhecimento, troca e vingança serão devidamente considerados. A aproximação ao texto é realizada a partir de diversos procedimentos complementares, com destaque para o estudo gramatical, a comparação de traduções e a análise estrutural. Espera-se com isso produzir uma pesquisa que articule produtivamente contribuições antropológicas para o classicismo, e vice-versa.

Publicações selecionadas

MARQUES, Delcides. “O peso do Ocidente: uma etimologia da tolerância”. Religião & Sociedade, v. 41, p. 199-217, 2021.

MARQUES, Delcides. “Sofrimento e virtude: Sobre o léxico da tolerância”. Reflexus: Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões, v. 15, p. 135-158, 2021.

MARQUES, Delcides. “Para o léxico da tolerância: contribuição de um verbo grego antigo”. R@U: Revista de Antropologia Social dos Alunos do PPGAS-UFSCar, v. 12, p. 235-255, 2020.

MARQUES, Delcides. “Tolerância, reciprocidade e convivência em Efésios 4,1-6”. Teocomunicação, v. 50, p. e39482, 2020.

MARQUES, Delcides; LINHARES, S. G. “Introdução ao Grego Antigo: Uma proposta de extensão em diálogo com a Antiguidade Clássica”. Extramuros: Revista de Extensão da Univasf, v. 10, p. 17, 2022.