/ Investigadores / Visitantes

Davide Emanuele Iannace

Doutorando na Universidade de Roma “La Sapienza” e no CNR-IrCRES de Roma e investigador visitante no Centro de Estudos Clássicos e Humanidades da Universidade de Coimbra, sob orientação do professor Delfim Leão. O seu tema de investigação atual é a avaliação dos impactos das infraestruturas de investigação europeias do ESFRI.

É bacharel em Sociologia e mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de Roma “La Sapienza”. Ele também obteve um mestrado de segundo nível em ciências políticas e relações internacionais na Universidade LUMSA de Roma.

Atualmente, está envolvido como investigador no projeto PALOMERA com a unidade de Coimbra. Ele também é editor-chefe do webzine Eurobull.it, parte da rede “Le Taurillon”.

Os seus interesses de investigação centram-se em estudos de inovação – em particular, ciência aberta, infraestruturas na SSH, avaliação e análise de impacto -, análise aplicada de redes sociais, estudos sobre políticas rurais e regionais relativas ao novo desenvolvimento e estratégias inovadoras para a sustentabilidade.

Publicações selecionadas

Iannace, D.E. (2023). Proposal for a new infrastructure evaluation approach: ESFRI and the Social Sciences & Humanities case. EU-SPRI Early Career Conference #PhDays2023 “Addressing Old and New Social Challenges: Knowledge, Policies, Inclusion”- Conference Proceedings. Pp. 56-58.

Iannace, D.E. (2023). Aree interne e università: sviluppi sinergici. In Give back. Una best practice per la partecipazione dei giovani nelle aree interne. Pp. 12-14.

Iannace, D.E. (2022). ESFRI and sustainability: what does it mean to be sustainable? In ICSA Conference 2022.

Plano de investigação

Meu período de visita no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos faz parte do programa de doutorado na Universidade Sapienza de Roma e no CNR-IrCRES de Roma. Conduzo a pesquisa sob a supervisão da Dra. Emanuela Reale (CNR-IrCRES). Seu título é “A avaliação do impacto das infraestruturas de pesquisa na Europa: o cenário ESFRI e os casos DARIAH e OPERAS”.

A pesquisa analisa os impactos que as infraestruturas podem ter nas instituições locais. Esta pesquisa visa entender se as infraestruturas no campo SSH podem promover inovação, novas oportunidades para pesquisadores e a capacidade de criar novas oportunidades de cooperação entre formuladores de políticas, acadêmicos e partes interessadas locais.

Usando entrevistas qualitativas, análise de redes sociais e metodologias de avaliação de impacto, a pesquisa visa melhorar nosso conhecimento sobre infraestruturas SSH e como podemos refletir criticamente sobre seu trabalho. Os casos selecionados são DARIAH e OPERAS, ambos integrados no projeto ESFRI e ambos presentes em Itália e Portugal.

As duas infraestruturas estão atualmente em momentos muito diferentes de suas vidas e oferecem uma maneira perfeita de entender o desenvolvimento inicial e maduro nas infraestruturas SSH, seus desafios e as oportunidades que podem oferecer aos pesquisadores, como usuários e avaliadores.