/ Investigadores / Visitantes

Cristina Romanelli

Doutoranda em comunicação e sociologia na Universidade de Lille (laboratório GERiiCO) desde 2021. Seu projeto de tese se propõe a investigar políticas públicas que promovem uma alimentação mais vegetal junto aos jovens adultos em instituições de ensino superior em Portugal e França. Também na Universidade de Lille, dá aulas para alunos de licenciatura em comunicação e do diploma universitário "Responsável de Projetos em Informação, Comunicação, Educação à Alimentação".

Em França, Cristina Romanelli já participou de investigações sobre a conservação de raças locais de animais de fazenda (projeto H2020 IMAGE - Innovative Management of Animal Genetic resources), sobre a vulnerabilidade alimentar dos estudantes universitários (projeto VALETUD) e sobre a vulnerabilidade e insegurança alimentar na Eurorregião de Ghent, Kent e Lille (projeto FoodIVE).

Tem certificado de estudos avançados em sociologia pelo programa doutoral inter-universitário OpenSoc (Universidade Nova de Lisboa, 2021) e diplomas de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Alimentação (Universidade Toulouse Jean-Jaurès, 2018-2019) e em Antropologia (Universidade de Strasbourg, 2016-2018). Por fim, trabalhou na área de jornalismo e comunicação empresarial por cinco anos, após finalizar a graduação em comunicação social (PUC Rio de Janeiro, 2010).

Publicações selecionadas

De la Broise, P., De Iulio, S., & Romanelli, C. (por publicar, 2023), "La vulnérabilité alimentaire des étudiants au prisme de l’alimentation : le cas de l’Université de Lille". In: S. De Iulio, & S. Kovacs (org.). Vulnérabilité, alimentation, jeunesse. Lille: Presses Universitaires du Septentrion.

Romanelli, C. (2022), Agir avec sa fourchette ? Pour une alimentation plus éthique, de et pour les étudiant.es dans l'enseignement supérieur, Journée Alimentation et Agir Citoyen, Université de Lille, Maison Européenne des Sciences de l'Homme et de la Société, Lille.

Romanelli, C. (2021), More peas, less meat : plant-based food policy at universities in France and Portugal, Congresso da Société Internationale d’Ethnologie et de Folklore (França).

De Iulio, S., Romanelli, C. (2020), Food Sustainability on University Campuses: Social responsibility of the University of Lille (France) in dealing with student’s food vulnerability, UNESCO Congress on Gastronomy, Sustainability and Development, 41 International Conference of the International Commission on the Anthropology of Food and Nutrition, Universidade de Caceres (Espanha). https://youtube.com/channel/UC5RK7qNX3iSAJUYrXacVzxw

Plano de investigação

Cristina Romanelli estará no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra ao longo de seis semanas (outubro-novembro 2022) com financiamento do Utrecht Network Young Researchers grant e sob tutela da professora Dra. Paula Barata Dias. Fará uma comunicação no 8º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação e realizará parte do trabalho de campo em cantinas da Universidade de Coimbra para a tese intitulada "Réformer l’alimentation par le végétal : le cas des politiques publiques dans les universités en France et au Portugal" (Reformar a alimentação pelo vegetal: o caso das políticas públicas nas universidades em França e Portugal).

Esta visita também será fundamental para sua integração junto ao grupo de investigadores em culturas da alimentação, para sua participação nos seminários de doutoramento "Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades" e de mestrado "Alimentação: fontes, cultura e sociedade", assim como para o início de reflexões sobre colaborações entre França e Portugal.