PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

Capítulos e artigos

• 2020-2023

[EM PORTUGUÊS | IN PORTUGUESE]

Pereira, S. M. (2023), “Tradição clássica, encenação e reescrita na Modernidade: Chão de Água, de João Monge, representada pela Companhia Teatro da Terra”, in M. F. Silva, S. M. Pereira e R. T. Faria (Orgs.), Mito e drama: teatro clássico no seu tempo e no nosso. Coimbra: IUC, 167-184.

Marques, S. (2022), “Penélope: tradição e liberdade criativa no esboço de alguns retratos”, in R. T. Faria (Coord.), Representações e legado da mulher na Antiguidade clássica: olhares e perspetivas (87-103). Linda-a-Velha: DG Edições.

Marques, S. (2022), “A poesia de Manuel Alegre: ecos do mito de Ulisses na Contemporaneidade”, in F. Lourenço e S. Marques (Coord.), Miscelânea de Estudos em honra de Maria de Fátima Silva II (499-514). Coimbra: IUC.

Marques, Susana, “Os Clássicos na poesia de Nuno Júdice: o mito de Europa”, Nuntius Antiquus 17. 2 (2021): 95-106.

[NOUTRAS LÍNGUAS | IN OTHER LANGUAGES]

Marques, S. and Alves, I. (2022), “Classical motives in contemporary poetry of Nuno Júdice” in M. F. Silva, L. Hardwick, and S. Marques (Eds.), The classical tradition in Portuguese and Brazilian poetry. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 53-79.

Marques, S. (2022), “The relevance of ‘fear’ in the construction of Andromache” in M. F. Silva and S. M. Pereira (ed.), Heroes and anti-heroes. Rome: Aracne, 233-248.

Marques, Susana (2020), “Revisiting the Classics in the Portuguese Program of Primary Education: Maria Alberta Menéres, Ulisses” in M. F. Silva, D. Bouvier, M. G. Augusto (eds.), A special model of classical reception: summaries and short narratives. Cambridge, Cambridge Scholars Publishing: 31-148.

• 2017-2019

[EM PORTUGUÊS | IN PORTUGUESE]

Marques, S. (2019), "Os Clássicos revisitados pela Arcádia Lusitana: o testemunho de Manuel de Figueiredo", in M. T. Amado Rodrigues e M. F. S. Silva (coords.), Clásicos en escena ayer y hoy. Coimbra: 275-294.

Cravo, C. Acácio, R., Marques, S. (2019), “Uma experiência colaborativa de produção e de aplicação de exercícios interativos para o ensino/ aprendizagem do Latim na FLUC”, Thamyris 10 n.s.: 299-314.

Marques, Susana (2018), “Representações de alteridade em Estrabão: a dicotomia bárbaro/ civilizado no Livro III da Geografia”, Phoinix 24.1: 94-121.

Marques, S. e Cravo, C. (2018), “A presença do mundo clássico no Ensino Básico em Portugal – a etimologia como recurso didático no âmbito da disciplina de “Introdução à Cultura e Línguas Clássicas”, in A. Quiroga y L. Jiménez (eds.), Ianus – actualizaciones del legado clásico. Coimbra: 59-69.

Cravo, C., Marques, S. (2018), “Ars docendi linguam latinam hodie: um testemunho em português”, Latina Didaxis XXXII: 45-54.

Marques, S. (2017), "Clitemnestra e o motivo do sonho nas Euménides de Ésquilo", in De Martino, F. et alii (eds.), Clitemnestra o la desgracia de ser mujer en un mundo de hombres. Bari, Levante Editori: 265-273.

Balula, A., Cravo, C., Marques, S. (2017), “Estratégias na formação de formadores: um pomo de discórdia?”, in C. Cravo, S. Marques (coords.), O Ensino das Línguas Clássicas: reflexões e experiências didácticas. Coimbra: IUC.

[NOUTRAS LÍNGUAS | IN OTHER LANGUAGES]

Marques, S. (2018), “Revisiting Medea: Carlos Jorge Pessoa’s Escrita da água: no rasto de Medeia (Water writing: in Medea’s wake), in Andrés Pociña Pérez, Aurora López, Carlos Ferreira Morais, Maria de Fátima Silva and Patrick Finglass (eds.), Portraits of Medea in Portugal during the 20th and 21st Centuries. Brill, Leiden: 216-232.

• 2013-2016

[EM PORTUGUÊS | IN PORTUGUESE]

Marques, S. (2016), “Antígona: norma e transgressão em Sófocles e em Hélia Correia”, in A. Pociña, C. Morais e M. F. Silva (coord.), Antígona: a eterna sedução da filha de Édipo. Coimbra, IUC: 255-266.

Marques, S., Cravo, C., Balula, A. (2015) “Oficinas de Didática do Latim: uma proposta de materiais e recursos”, Boletim de Estudos Clássicos 60: 145-179.

Marques, S. (2015) “Encenar peças clássicas na atualidade – o Rei Édipo pela ACE/ Teatro do Bolhão”, Humanitas 67: 205-218.

Cravo, C., Marques, S., Balula, A. (2015), “Oficinas de Didática do Latim: uma proposta para a formação contínua de professores”, Thamyris n.s. 6: 125-136.

Marques, S. (2015), “Orestes, o matricídio e a justiça” in Francisco de Oliveira, Maria de Fátima Silva, Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (coords.), Violência e transgressão: uma trajetória da Humanidade (Coimbra e São Paulo, IUC e Annablume: 79-100.

Marques, S. (2015), “Sonho e persuasão na épica homérica”, Humanitas 66: 23-33.

[NOUTRAS LÍNGUAS | IN OTHER LANGUAGES]

Oliveira, F. e Marques, S. (2015), “European symbols – Portugal”, in Peter Glatz and Andreas Thiel (coords.), European symbols. United in diversity. A schoolbook for european students. Horn: 104-109.

Marques, S. (2013), “Raíces clásicas del repertorio musical de Zé Ramalho”, in J. M. Losada Goya, A. Lipscomb, coords. Mito e interdisciplinariedad: los mitos antiguos, medievales y modernos en la literatura y las artes contemporáneas. Bari, 281-291.