/ Investigadores / Investigadores Integrados

José Luís Brandão

iosephus@fl.uc.pt

CV COMPLETO

José Luís Lopes Brandão, professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina (epigrama, romance latino, biografia, historiografia), bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções. Coordenou, com F. Oliveira, dois volumes sobre a história de Roma. No que respeita ao teatro clássico, tem desenvolvido atividade relacionada com a tradução e produção dramática (ator, encenador e consultor) no grupo de teatro Thíasos e coordenou o Festival de Teatro de Tema Clássico (FESTEA) (2013-2019).

PRINCIPAIS PROJETOS

Membro da equipa do projeto Plutarch And The Founding of An European Identity (coordenado em Coimbra por Delfim Leão).

- IR por coimbra Coimbra team for the Grundtvig project, “Ludi Europaei Classici” (Sagunto, Ludere et Discere – Coimbra, FESTEA– Millau, Comité de Jumelage) 2013-15, liderado pela associação Ludere et Discere de Sagunto que deu origem aos Ludi Conimbrigenses (ver mais aqui).

- IR por Coimbra do Projeto ao abrigo do Convénio FCT/CAPES - 2014/2015 Ref. 2293, “Literatura e política: construção e difusão do retrato de figuras públicas no mundo antigo.” (2014-16), Unversidade de Coimbra e Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil).

- IR do projeto BioRom: “Roma nosso lar: tradição (auto)biográfica e consolidação da(s) identidade(s)” (Ref.: PTDC/LLT-OUT/28431/2017): 2018-2022.

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra