leo@fl.uc.pt

CV COMPLETO

Percurso profissional

Professor Catedrático de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade de Coimbra (1988-1992). Em 1995, concluiu o mestrado em Literatura Latina, centrado nos Satyrica de Petrónio. Obteve o doutoramento em História da Cultura Clássica com a dissertação Sólon - Ética e Política, em 2000, também na Universidade de Coimbra. Ascendeu a Professor Associado em 2002, prestou provas de Agregação em 2004.

Principais áreas de investigação

As principais áreas de interesse incluem a história antiga, o direito grego e a teorização política na Antiguidade, a pragmática teatral e o romance antigo. Nestes domínios, publicou cerca de 200 trabalhos, em revistas internacionais, livros e capítulos de livros. Tem também um grande interesse pelas humanidades digitais, com especial incidência sobre a publicação e comunicação académicas, bem como sobre o multilinguismo.

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra