/ Investigadores / In Memoriam

Sebastião Tavares de Pinho

Sebastião Tavares de Pinho

Rocas do Vouga, 1937 – Coimbra, 2020

1971: Bacharel em Estudos Clássicos na Universidade de Coimbra.

1972: Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa na Universidade de Coimbra

1983: Doutoramento em Literatura Latina do Renascimento, sob orientação de Américo da Costa Ramalho, com uma tese intitulada Lopo Serrão e o Seu Poema “Da Velhice”, Estudo introdutório, texto latino e aparato crítico, tradução e notas, (Coimbra, IECH, 1987, 954 p).

1992: Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.

1996 – 1999: Secretário-Geral e Tesoureiro da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).

2006: Jubilação.

Cargos

  • vice-reitor da Universidade de Coimbra
  • presidente da Comissão Científica do Grupo de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • coordenador científico do CECH
  • diretor de linha de investigação Estudos Medievais e Renascentistas do CECH.
  • sócio fundador da Associação Internacional Anchietana (AIA) de São Paulo
  • co-fundador e diretor da sua revista Veredas, e da revista Máthesis da Faculdade de Letras da UCP (Pólo de Viseu).
  • sócio fundador da Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos (APENEL), em 2004.
  • presidente da sua Direção da APENEL até 2020.

Livros Selecionados

2022
Manuel de Góis, De Anima. Parte I. Tradução do latim de Maria da Conceição Camps, Introdução Doutrinal de Mário Santiago de Carvalho, Fixação do Texto Latino por Sebastião Tavares de Pinho e Mário Santiago de Carvalho (Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense, Tomo IV). Imprensa da Universidade de Coimbra.

2021
Manuel de Góis, Comentários do Colégio de Coimbra da Companhia de Jesus aos quatro livros Acerca do Céu, de Aristóteles de Estagira. Parte I. Tradução do Latim de António Guimarães Pinto, Introdução Doutrinal de Mário Santiago de Carvalho, Fixação do Texto Latino por António Guimarães Pinto e Sebastião Tavares de Pinho (Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense, Tomo III). Imprensa da Universidade de Coimbra.

2020
[com Cristina Pimentel, Maria Luísa Resende, Madalena Brito & Margarida Miranda] O Humanismo Português e Europeu no 5º centenário do Cicero Lusitanus: Dom Jerónimo Osório (1515-1580). Imprensa da Universidade de Coimbra.

2019
Manuel de Góis, Disputas do Curso Conimbricense sobre os livros das Éticas de Aristóteles a Nicómaco. Tradução do latim e Estudo Doutrinal por Mário Santiago de Carvalho, Fixação do Texto Latino por Mário Santiago de Carvalho e Sebastião Tavares de Pinho (Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense, Tomo II). Imprensa da Universidade de Coimbra- Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Manuel de Góis, Comentários aos livros denominados Parua Naturalia. Tradução e Notas de Bernardino Fernando da Costa Marques, Introdução Doutrinal de Mário Santiago de Carvalho, Estabelecimento do Texto Latino por Sebastião Tavares de Pinho e Marina Fernandes (Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense, Tomo I). Imprensa da Universidade – Imprensa Nacional Casa da Moeda.

2016
Manuel Pimenta, S. J. Opera Omnia. Tomo I. Estabelecimento do texto Latino por Sebastião Tavares de Pinho e António Guimarães Pinto. Introdução, Tradução, Notas e Comentários de António Guimarães Pinto. Imprensa da Universidade de Coimbra.

2013
[com Walter de Medeiros] Aires Barbosa. Obra Poética. Imprensa da Universidade de Coimbra.

2011
[ed.] Orações de Sapiência 1548 – 1555. Imprensa da Universidade de Coimbra.

2009
D. Jerónimo Osório. Opera Omnia. Tomo III. Comentários aos provérbios de Salomão. Estabelecimento do texto Latino por Sebastião Tavares de Pinho e António Guimarães Pinto. Introdução, Tradução, Notas e Comentários de António Guimarães Pinto. Imprensa da Universidade de Coimbra.

D. Jerónimo Osório. Opera Omnia. Tomo II. Epistolografia. Estabelecimento do texto Latino por Sebastião Tavares de Pinho e António Guimarães Pinto. Introdução, Tradução, Notas e Comentários de António Guimarães Pinto. Imprensa da Universidade de Coimbra.

2006
[coord.] Teatro Neolatino em Portugal no Contexto da Europa. 450 anos de Diogo de Teive. Imprensa da Universidade de Coimbra.

2000
[com Luísa de Nazaré Ferreira (coord.)] Anchieta em Coimbra: Colégio das Artes da Universidade (1548-1998): actas do congresso internacional. 3 volumes. Fundação Eng. António de Almeida.

1993
Cícero, A Amizade. Introdução, versão do latim e notas. Instituto Nacional de Investigação Científica, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

1990
Cícero, As Catilinárias, Introdução, tradução do latim e notas. Edições 70.

1987
Lopo Serrão e o Seu Poema. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

1981
D. Jerónimo Osório, Carta à Rainha da Inglaterra. Crítica e modernização do texto, tradução e notas. Biblioteca Nacional.

1974
Cícero, As Catilinárias. Introdução, tradução do latim e notas. Editorial Verbo.

1972
De senectute et aliis utriusque sexus aetatibus et moribus, por Lopo Serrão. Introdução geral, texto e tradução do livro XIV. Dissertação de Licenciatura, policopiada.