1ºano, 1º semestre
Temas de Literatura Grega (10 ECTS)
Docente: Cláudia Silva
Através da leitura e análise de textos da Antiguidade Clássica, esta disciplina propõe uma reflexão sobre o papel da literatura enquanto meio de representação e de transmissão de comportamentos e de valores sociais.
Temas da literatura Latina (10 ECTS)
Docente: Paulo Sérgio Ferreira
Este seminário procurará familiarizar os alunos com o tema do tempo e o do espaço, que, considerados de uma perspetiva filosófica e literária, se desdobram em outros subtemas: o tempo, com o seu caráter linear ou cíclico, como algo dependente ou independente do entendimento humano, anda intimamente associado ao Mito das Idades, às fases da vida humana, à Fortuna e ao Fatum e aos astrólogos e feiticeiras. Quanto ao espaço, muitas vezes carregado de simbolismo, de propósito agregador, propagandístico ou moralizante, é objeto de importantes écfrases literárias, como os loci amoeni e os loci horridi, e pode ser um dos fatores geradores de guerra ou revelador dos vícios humanos. Serão disponibilizados aos alunos textos em latim com a respetiva tradução portuguesa, devidamente enquadrados na época, nas ideias e no estilo dos autores.
Estudos e Edição de Textos Gregos e Latinos (10 ECTS)*
Docente: António Rebelo e Brian Kibuuka
Os objetivos da unidade curricular visam dotar os/as estudantes de conhecimentos básicos na área dos manuscritos gregos e latinos, de forma a dar a formação necessária para empreenderem a edição crítica de textos e autores da Antiguidade Clássica e da produção literária neolatina. Pretende-se que os/as estudantes adquiram a ciência subjacente à comparação de manuscritos e à constituição de um aparato crítico. No final da unidade curricular, deverão conseguir identificar paleograficamente a época (e avaliar o contributo para uma edição crítica) de alguns manuscritos gregos e latinos.
Historiografia Clássica (10 ECTS)*
Docente: José Luís Brandão e Martinho Soares
Conhecer as origens e o desenvolvimento do discurso historiográfico grego.
1. Origem e desenvolvimento da historiografia grega
1.1 Introdução: o que é a historiografia: clarificação conceptual. A escrita da história da Antiguidade aos
nossos dias: principais correntes, problemáticas e protagonistas.
1.2 Hecateu de Mileto e as origens do pensamento e do discurso historiográfico no mundo grego.
1.3 Heródoto: vida e obra. Reflexões metodológicas. O significado de historia e o papel do histor como
mestre de verdade.
1.4 A «História da Guerra do Peloponeso» de Tucídides: uma historiografia política e metodológica.
Confronto com Heródoto.
1.5 A reflexão meta-histórica noutros autores de língua grega: Xenofonte, Éforo de Cime, Aristóteles e
Plutarco.
2. Desenvolvimento de uma historiografia romana
2.1. Dos Annales dos pontífices à historiografia republicana em grego e em latim
2.2. Historiografia do final da República. Retroprojeção e discurso moralizante
2.3. O aparecimento de biografia e autobiografia: comentarii de vita sua, res gestae
2.4. Escrevendo a história do império: historiografia imperial e biografia de imperadores e outras figuras
de vulto.
*Unidades Opcionais [As unidades curriculares optativas são anualmente oferecidas consoante a disponibilidade da Unidade Orgânica]
1ºano, 2º semestre
Tradição Clássica (10 ECTS)
Literatura Religiosa e Pluralismo Cultural
I. Redes de conhecimento entre comunidades religiosas, políticas e culturais [ReD Global Course Title]
Pecadores e Santos: Revoluções na Hagiografia, narrativa e o que significa ser humano
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Docentes: Carlota Miranda Urbano e Brian Kibuuka
Programa:
- Confronto entre textos da antiguidade greco-latina e a sua recepção, visando refletir criticamente sobre a presença e a relevância da cultura clássica na cultura ocidental, destacando questões como a vitalidade e a plasticidade do mito, os cruzamentos interculturais baseados na tradição clássica e a expressão moderna de temas antigos – continuidade e ruptura.
- Tradições ou géneros literários importantes, rastreáveis até à literatura clássica, que se incorporaram à literatura religiosa, como a hagiografia cristã que tratou do diálogo ou do choque de culturas ao longo dos séculos.
- Diferentes perspectivas de leitura da hagiografia, a depender de uma multiplicidade de interesses e contextos, e a sua recepção ativa como performances culturais inspiradas nestas obras ao longo dos tempos em diferentes configurações geográficas e culturais.
- Vestígios de tensões políticas, geográficas, étnicas e religiosas na literatura religiosa, e formas de superar essas tensões
Resultados da aprendizagem: depois de concluir com sucesso este curso, os alunos irão…
- Saber analisar a presença da Cultura Clássica sob diversas formas de expressão na cultura ocidental ao longo dos séculos;
- Compreender novos temas e géneros que surgiram de temas e géneros literários clássicos, e foram continuados por autores latinos e vernáculos de séculos posteriores;
- Identificar os códigos literários dos autores da Idade Média e do Renascimento;
- Compreender a pragmática literária dessas obras, e como apreciar a estética da produção literária desses períodos, especialmente em seu contexto religioso.
Culturas Grega e Latina (10 ECTS)
O Diálogo Religioso e os seus Limites na Antiguidade Tardia
II. THE CONSTRUCTION OF RELIGIOUS IDENTITIES IN EUROPE [ReD Global Course Title]
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Docente: Paula Barata Dias
(em desenvolvimento...)
Humanismo Renascentista (10 ECTS)
III. GROWTH AND EXPANSION OF RELIGIOUS IDENTITIES [ReD Global Course Title]
Jesuítas e Controvérsias Religiosas entre Culturas num Mundo Globalizado
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Docentes: Margarida Miranda e Carlota Miranda Urbano
Programa:
- Os Colégios da Companhia de Jesus e o ensino do humanismo, na Europa e no Novo Mundo: A busca da excelência no ensino e na aprendizagem.
- A formação do universo intelectual dos Jesuítas e a criação da primeira rede escolar global. A unidade e a diversidade do conhecimento: a Ratio Studiorum; O lugar das humanidades, das ciências e da filosofia natural no curriculum jesuítico.
- Jesuítas e controvérsia religiosa, na Europa e Além Mar. Retórica Jesuítica: doutrina e acção; produção literária e controvérsia religiosa: teologia, filosofia, oratória, poesia, teatro e música como instrumentos de controvérsia religiosa.
Resultados da Aprendizagem:
- Depois de completarem com sucesso este curso, sobre a experiência religiosa e cultural jesuíta nas diferentes culturas, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver uma pesquisa original, colocando novas questões sobre a experiência jesuíta em lidar com diferentes culturas e religiões em todo o mundo, na Europa ou no Extremo Oriente, na Índia, em África ou no Brasil.
- Os estudantes conhecerão a diversidade religiosa não apenas como uma questão académica, mas como uma realidade humana; serão capazes de valorizar procedimentos e experiências de coexistência como factores de encontro e de relação real e de buscar a compreensão para além das diferenças, mais do que a simples tolerância. Conhecendo a experiência intercultural dos Jesuítas nas diferentes culturas, os alunos desenvolvem a sua capacidade de diálogo e de encontro, de crítica e de auto-crítica, de modo a identificar quer os pontos em comum quer as diferenças reais entre pessoas e culturas, e de modo a promover o respeito pelos compromissos de cada um.
2º ano
Seminário de Acompanhamento (15 ECTS )
[Orientador de mestrado]
Dissertação | Estágio + Relatório | Projeto (45 ECTS )