/ Formação / Formação ao longo da vida / Património Alimentar & Desenvolvimento do Território

Representações da Alimentação e Gastronomia Portuguesas: Imagética, História, Cultura Literária, Religiosidade

Lecionação: 18.09.2023 a 21.10.2023

Área Científica: Humanidades

FORMADORA RESPONSÁVEL

Paula Barata Dias • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CECH

OUTROS FORMADORES

Maria Helena da Cruz Coelho • Investigadora do CHSC, Universidade de Coimbra
José Augusto Cardoso Bernardes • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CLP
Irene Vaquinhas • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CHSC
Albano Figueiredo • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CIEC
Ana Maria Bandeira • Universidade de Coimbra, Arquivo
João Pedro Gomes • Investigador do CECH, Universidade de Coimbra
Cinthia Marques • Investigadora do CECH, Universidade de Coimbra

Modo de ensino : b-learning

Língua de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

Identificar os bens, produtos, processos do património alimentar e gastronómico presentes nas manifestações culturais portuguesas.

Localizar os bens, produtos e processos da alimentação e da gastronomia presentes nas manifestações culturais no seu contexto histórico, social, económico e cultural.

Categorizar as tipologias alimentares e gastronómicas dominantes no espaço nacional a partir das suas caraterísticas, da sua difusão e impacto enquanto representações.

Relacionar a cultura alimentar e gastronómica com as expressões culturais (imagens, literatura, arte, religiosidade).

Compreender conceitos como sazonalidade, caráter circular, calendarização, dependentes da relação com o território, clima e ambiente.

Aplicar em contexto profissional, informação validada pelo conhecimento das representações culturais da alimentação e da gastronomia.

Diversificar estratégias de valorização da gastronomia a partir do conhecimento da sua presença no património cultural tangível e intangível.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento epistemológico
1.1 As representações e o real da alimentação e gastronomia portuguesas através das fontes
1.2 Estudos de caso: arquivos, bibliotecas, sítios arqueológicos, museus, património material, paisagens naturais e construídas, monumentos nacionais

2. Alimentação e Gastronomia na História
2.1 Idade Média
2.2 Época Moderna
2.3 Época Contemporânea

3. Alimentação e Gastronomia nas manifestações religiosas
3.1 A festa e os rituais de comensalidade
3.2 Os alimentos-símbolo do sagrado

4. Alimentação e Gastronomia na Cultura Literária
4.1 Literatura Portuguesa
4.2 A Cultura Literária Popular

5. Presença dos alimentos na cultura imagética em Portugal

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino:

Método Teórico-prático

Sessões expositivas, seguidas de questionamento e diálogo com os formandos

Recurso à experiência prática dos formandos no terreno

Integração das experiências aportadas nos conteúdos teóricos e subsequente reformulação

Realização de sínteses

Ilustração com recurso a documentos literários e imagéticos

Visionamento de vídeos performativos relativos a festividades

Visita de Estudo – observação e contacto com manifestações patrimoniais relevantes para a cultura alimentar.

Mini-testes 30%

Relatório de visita de estudo 30%

Projeto de aplicação dos conteúdos adquiridos 40%

Bibliografia principal

Almeida A., Belo D. Portugal Património, Círculo de Leitores, 10 vols.

Barros J. Costa, S. Festas e Tradições Portuguesas, Círculo dos Leitores, 8 vols.

Coelho, Mª "A festa – A convivialidade". In História da Vida Privada em Portugal, 144-169. Lisboa, Portugal: Círculo de Leitores, 2010.

Dias, P. B., A Gastronomia do Carnaval. A festa e o excesso do presente", Nona Arte- Revista da Confederação das Confrarias da Gastronomia Portuguesa, 30, 2014, 6 pp.

Dias, P. B., Quando o doce é corpo: antropomorfismo e antroponímia na doçaria tradicional portuguesa”, in Cilene Ribeiro, Carmen Soares (coord.) Mesas luso-brasileiras: alimentação, saúde & cultura. vol. I. Coimbra: IUC, 2018, 275-299.

Vaquinhas, I. “Os arrozais do Baixo Mondego entre o passado e o futuro: da memória à salvaguarda do património”, in Canteiros de Arroz: a orizicultura entre o passado e o futuro, Montemor-o-Velho, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Março de 2005, 5-48; 65-72.