Ana Maria de Araújo Leitão Bandeira

Licenciada em História (FLUC) e diplomada com o Curso de Bibliotecário-Arquivista (FLUC), é técnica superior no Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC), desde 1983. Dedica-se ao tratamento arquivístico de acervos diversos: Colégios da Companhia de Jesus, Mitra Episcopal de Coimbra, Julgados de Paz de Coimbra, Conservatória Britânica de Coimbra, Hospital Real de Coimbra, Hospital de São Lázaro, Universidade de Coimbra, Pontifício e Real Colégio de São Pedro, etc. Elaborou, no AUC, exposições temáticas e respetivos catálogos, com mais de 30 exposições, entre as quais se destaca, pelo ineditismo, Papéis como Arte e Arte em Papel (2020).

Colaborou em exposições, patentes fora do AUC, com seleção de documentos e elaboração de textos para catálogo: A Universidade de Coimbra e o Brasil (2012), Do Sul ao Sol: a Universidade de Coimbra e a China (2013), BiblioAlimentaria (2018), A Universidade de Coimbra e a independência do Brasil (2022).

Dedica-se também à pesquisa da história do fabrico do papel e das marcas de água, com publicação de diversos trabalhos. Participou, com apresentações, em colóquios, congressos e encontros. Tem uma atividade regular, com artigos, no Boletim do AUC, do qual foi coordenadora de 1992 a 1997. Foi coordenadora, entre 1991 e 1994, do Inventário do Património Cultural Móvel: Bens Arquivísticos, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (para o distrito de Coimbra), um trabalho que teve por objetivo a inventariação dos fundos Paroquiais, Municipais e de Misericórdias.

BANDEIRA, Ana Maria Leitão, "Correspondência entre Colégios Jesuítas: de Bragança a Braga, em 1587 e 1588". Brigantia, 37-38 (2020-2021).

BANDEIRA, Ana Maria Leitão, "O acervo documental do Arquivo da Universidade de Coimbra representado na Biblioalimentaria", in BiblioAlimentaria: alimentação, saúde e sociabilidade. Coimbra: IUC, 2018.

BANDEIRA, Ana Maria Leitão, "O Hospital Real de Coimbra: acervo documental de uma instituição assistencial (1504-1772)". Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, 28 (2015).

BANDEIRA, Ana Maria Leitão; COSTA Anabela Rodrigues, "O Real Colégio de São Paulo: acervo documental de um colégio universitário de Coimbra (1559-1834)", Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, 27 (2014).