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Património Alimentar Português e Turismo

Lecionação: 19.09.2022 a 22.10.2022

Área Científica: Turismo e Lazer

Formadora Responsável

Claudete Oliveira Moreira • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CEGOT

Outros Formadores

Josefina Olívia Salvado • Investigadora do CECH, Universidade de Coimbra

Modo de ensino: Misto/B-learning

Língua(s) de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

Compreender o sistema turístico, as suas componentes e tendências.

Distinguir os elementos diferenciadores das regiões e das suas paisagens na construção de um cultural mapping, visando fornecer argumentos que potenciem as experiências turísticas.

Compreender o benchmarking no Turismo e nos Patrimónios Alimentares, os conceitos, os objetivos e a aplicabilidade.

Desenvolver competências técnicas de benchmarking e fornecer instrumentos operativos para o incremento da competitividade dos negócios, dos produtos, das marcas e da notoriedade dos destinos.

Desenvolver competências técnicas associadas aos eventos para lançamento, apresentação ou divulgação de novos produtos, experiências e destinos, no mercado turístico.

Compreender a importância da organização de eventos em torno dos Patrimónios Alimentares para a promoção de produtos, marcas e destinos.

Conteúdos programáticos

1. Sistema turístico, território e experiências
1.1 Sistema turístico: novas tendências
1.2 Território e turismo: regiões, paisagens e comunidades
1.3 A economia da experiência: turismo gastronómico e enoturismo

2. Benchmarking em turismo
2.1 Conceitos, objetivos e aplicabilidade
2.2 Formulação e implementação da estratégia de Benchmarking
2.3 Análise de casos práticos de em turismo

3. Organização e gestão de eventos gastronómicos e vínicos
3.1 Ciclo de vida de um evento: conceitos operativos associados
3.2 Património Alimentar e eventos: tipologia, intervenientes e escalas
3.3 Planeamento de eventos turísticos
3.4 Património Alimentar: sazonalidade, eventos e gestão de destinos
3.5 Aplicação prática “Planeamento de um evento de turismo gastronómico ou vínico”

Metodologias de ensino e avaliação

As sessões serão teórico-práticas, havendo lugar à exposição, discussão e ilustração dos conteúdos programáticos. O método expositivo servirá apenas de enquadramento. Será promovida uma participação ativa dos/das estudantes, que serão motivados/as a desenvolver capacidades e competências diversas. Será promovido o estudo de casos, visualização e comentário de conteúdos multimédia, exercícios individuais e em grupo. Será valorizada a visita de estudo/visita técnica, para promover a observação reflexiva e crítica, bem como o contacto com organizações (entidades/empresas/associações). Serão convidados stakeholders no contexto dos workshops. A realização de trabalho aplicado/de campo permitirá a aproximação dos/as estudantes à realidade da atividade turística e a sua capacitação na valorização turística e gestão dos patrimónios alimentares. Trabalho de revisão teórica 30%, Trabalho aplicado/campo e apresentação 40%, relatório da visita de estudo ou de conferência de stakeholder convidado/a 30%.

Bibliografia principal


Beeton, S. & Morrison, A. (2019). The study of food, tourism, hospitality and events: 21st-century approaches. Springer.

Bellini, N., Clergeau, C., & Etcheverria, O. (2018). Gastronomy and local development: The quality of products, places and experiences. Routledge.

Bladen, C., Wilde, N., Kennell, J., & Abson, E. (2020). Events management. Routledge.

Caetano, J., Portugal, J., & Portugal, M. (2018). Gestão de eventos. Escolar Editora.

Cousins, J., Foskett, D., Graham, D., & Hollier, A. (2022). Food and beverage management for the hospitality, tourism and event industries. ‎Goodfellow.

Hall, C. M., & Williams, A. M. (2008). Tourism and innovation. Routledge.

Ismagilova, G. et al. (2015). Using historical heritage as a factor in tourism development. Procedia, Social and Behavioral Sciences, 188, 157–162.

Morrison, A. M., Lehto, X. Y., & Day, J. G. (2018). The tourism system. ‎Kendall Hunt.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2015). Criar propostas de valor. D. Quixote.