Ricardo Bonacho

Designer de comunicação sénior; docente e membro da comissão científica do cursos de Mestrado em Inovação em Artes e Ciências Culinárias e Mestrado em Food Design da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde leciona Food Design, Eating Design; e-Marketing e Design Digital entre outras UC's relacionadas com criatividade; design; comunicação e Food Design; docente de Design Aplicado à Culinária, Design Aplicado à Restauração; Design e Comunicação e Criatividade e Food Design na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria; investigador colaborador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; investigador colaborador do CEAUL – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa onde coordena a área de Design e Comunicação do programa académico e cultural Receiving | Perceiving English Literature.

Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; título de Especialista na área científica de Audiovisuais e Produção dos Media (CNAEF 213) pelo Instituto Politécnico de Santarém, pós-graduado em Design de Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; e Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

Mantém há mais de uma década uma intensa atividade como designer em regime freelance e por conta de outrem, tendo desenvolvido trabalho para diversas entidades, essencialmente em Portugal, mas também em França, Reino Unido, Brasil e África do Sul, na sua maioria agentes comerciais e culturais.

Tem desenvolvido os seus próprios projetos autorais na intersecção entre design, gastronomia e comunicação, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas na área da gastronomia e do design a partir do Food Design. Organizou e participou em exposições e conferências que tiveram lugar em Portugal e no estrangeiro com projeção internacional, no âmbito da Experimenta Design (2011 e 2013) e da investigação desenvolvida no decorrer do doutoramento, Experiencing Food (EFOOD 2017, EFOOD 2019).