Maria José Azevedo Santos

Historiadora da Idade Média Portuguesa

Professora catedrática da FLUC, desenvolve a sua carreira pedagógico-científica em aliança estreita com universidades, escolas, arquivos e bibliotecas de Portugal e do estrangeiro. Proferiu mais de 200 conferências, seminários e cursos breves em Paleografia e Diplomática Medievais Latinas e Portuguesas, em universidades de vários países europeus e do Brasil.

É investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

De 2003 a 2011, desempenhou o cargo de Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra. Criou o Prémio A Arte de ler, destinado a promover a investigação histórica, com recurso a fontes paleográficas.

Diretora do mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade da FLUC, tem proferido numerosas conferências, publicado diversos estudos e organizado iniciativas científicas no âmbito da História da Alimentação portuguesa. Várias das suas obras neste domínio de estudo foram premiadas, como Jantar e cear na Corte de D. João III (Prémio Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, Academia Portuguesa da História, 2003).

Publicações selecionadas

As regras da Regra – Santa Clara códice do século XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

Assina quem sabe e lê quem pode. Leitura, transcrição e estudo de um rol de moradias da Casa de D. Catarina de Áustria (1526). ed. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2004.

Jantar e cear na corte de D. João III. ed. 1. Vila do Conde, Coimbra: Centro de História da Sociedade e da Cultura e Câmara Municipal de Vila do Conde, 2002.

“A mesa em tempos medievais. Teorias e práticas”, in Actas do 4.º Encontro de Química dos Alimentos. Faculdade de Farmácia: Universidade de Coimbra, 2001, 1-5.

A alimentação em Portugal na Idade Média. Fontes. Cultura. Sociedade ed. 1. Coimbra: Inatel, 1997.

“O mais antigo livro de cozinha português – receitas e sabores”, Revista Portuguesa de História, XXVII (1993) 63-101.

“O peixe e a fruta na alimentação da corte de D. Afonso V – breves notas”, Brigantia, II (1983) 307-343.