Irene Vaquinhas

Historiadora da Época Contemporânea

Professora catedrática da FLUC e Coordenadora Científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, unidade I&D da FCT.

Tem desenvolvido a sua investigação e docência nas áreas da História Contemporânea e da Museologia e Património, em particular nos domínios da história rural, da história da vida privada, da história das mulheres e do género.

No âmbito dos Estudos sobre a Alimentação, tem atuado preferencialmente nos domínios da sociabilidade, da história de produtos alimentares (arroz) e da economia doméstica.

Publicações selecionadas

“A lei da mesa. As praxes da etiqueta e as boas maneiras na sociedade de bom-tom: algumas fontes para o seu estudo (século XIX-princípios do século XX), in Carmen Soares (ed.), BiblioAlimentaria. Alimentação, Saúde e Sociabilidade à Mesa no Acervo Bibliográfico da Universidade de Coimbra. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, pp. 154-157.

“Quando a gordura começou a deixar de ser formosura… Os caminhos de um novo paradigma estético nos finais do século XIX-inícios do século XX”, Revista de História das Ideias, O corpo, vol. 33, Instituto de História e Teoria das Ideias, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2012, pp. 241-259.

​“Economia doméstica e governo do lar. Os saberes domésticos e as funções da dona de casa” (em colaboração com Maria Alice Pinto Guimarães), in História da Vida Privada em Portugal, A Época Contemporânea, direção de José Mattoso, Coord. Científica Irene Vaquinhas, Lisboa, Círculo de Leitores, 2011, 194-221.

“Os arrozais do Baixo Mondego entre o passado e o futuro: da memória à salvaguarda do património”, in Canteiros de Arroz: a orizicultura entre o passado e o futuro, Montemor-o-Velho, Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Março de 2005, pp. 5-48; 65-72.