/ Formação / Doutoramentos / Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades

Doutoramento PACI

O doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades constitui uma oferta formativa de altos estudos, de natureza interdisciplinar e única em Portugal. Ministrado desde 2015 pela Universidade de Coimbra e sediado na Faculdade de Letras, foi criado com o intuito de elevar a temática multidimensional da Alimentação ao estatuto de área de investigação científica universitária.

A principal singularidade da formação ministrada reside em abordar os Estudos sobre Alimentação numa perspetiva holística, centrada nas Humanidades. História, Culturas, Literaturas e Artes são pilares desse conhecimento humanista, que dialogam com as perspetivas disciplinares do Turismo, da Antropologia, da Sociologia, da Comunicação e da Medicina. Todas estas valências são asseguradas por um corpo docente fixo e por especialistas convidados, nacionais e estrangeiros.

O curso está vocacionado tanto para candidatos que ainda não tenham ingressado no mercado de trabalho como para profissionais ligados, em especial, aos setores da Alimentação, da Gastronomia, da Cultura, do Turismo e profissionais da área educacional, que pretendam valorizar-se e adquirir conhecimentos e competências do mais elevado nível de investigação e formação. ​

Objetivo geral

O principal objetivo das pesquisas académicas desenvolvidas no âmbito do curso consiste em compreender como é que indivíduos e sociedades, na longa duração do processo histórico (da Pré-história ao presente), se relacionam com os alimentos dos pontos de vista sociocultural, estético, comunicacional, ético, religioso e médico, em todas as suas etapas (produção, distribuição, transformação, consumo e suas consequências ao nível socioambiental e da saúde). Estes universos de problematização afiguram-se indispensáveis para responder a um conjunto de questões fulcrais nos discursos da contemporaneidade sobre Patrimónios, Gastronomia, Alimentação Saudável & Sustentável, Saúde, Lazer&Bem-estar.

Objetivos específicos

  • Fornecer conhecimentos aprofundados sobre os Patrimónios Alimentares como expressão de multiculturalidade e como marcadores identitários abertos a mudanças.
  • Proceder a uma investigação e aplicação de conhecimentos às comunidades académica e civil de conhecimentos científicos sobre os grandes modelos dietéticos e culinários que influenciam o modus vivendi das sociedades, formado da relação e abertura a práticas alimentares de outros países.
  • Demonstrar a relevância dos Patrimónios Alimentares no âmbito do Património e Herança Cultural dos povos e suas manifestações culturais.
  • Promover a transferência de saberes ao tecido empresarial e à comunidade civil, dinâmica necessária ao desenvolvimento económico, ao conhecimento e à valorização de patrimónios e identidades locais e globais.
  • Desenvolvimento de ações e projetos colaborativos entre a equipa de docentes e doutorandos do PACI, a sociedade civil, instituições públicas ou privadas e o setor empresarial.

Para mais informações consulte a página da FLUC