/ Formação / Doutoramentos / Estudos Clássicos

Ramo de Mundo Antigo

Ano letivo 2024-2025

1º ano

Direito e Sociedade no Mundo Antigo (15 ECTS)

[Delfim Leão]

Este seminário procura identificar a especificidade do direito grego antigo e as principais fontes para o seu conhecimento, bem como as figuras dos grandes legisladores e dos movimentos de estímulo à atividade de codificação e revisão das leis. Visa ainda compreender as etapas históricas e processuais que acompanharam a forma de abordar os temas escolhidos para análise, sem descurar os seus antecedentes míticos, as implicações sociais e religiosas desta área de aplicação da justiça, bem como o seu tratamento nas obras literárias, abordando em especial o horizonte legal da tragédia grega.

Ethos, Praxis e Poiesis na Cultura Grega (15 ECTS)

[Carmen Soares]

Com a formação da pólis, toda a ‘construção’ (poiesis) literária passa a ser ‘política’, na medida em que é expressão da palavra do cidadão (polites) e veicula olhares (individuais ou coletivos, próprios ou alheios) de uma mundividência (local ou global) construída e construtora de um conjunto de valores (um ethos), que moldam e/ou são questionados em ‘formas de agir’ (praxeis). No âmbito deste seminário, abordamos construções, valores e práticas que textos gregos estruturantes da Cultura Grega retratam dos pilares humanos da pólis: o homem-governante-soldado-marido-pai-filho; a mulher-governanta/governada-esposa-mãe-filha. Porque se pretende uma aproximação plurívoca do tema, serão trabalhados autores, géneros e épocas distintas: Homero, Heródoto, Eurípides e Plutarco.

Temas de Literatura Grega Antiga (15 ECTS)

[Carmen Soares e Frederico Lourenço]

Este seminário foca diferentes géneros da literatura grega – tragédia e historiografia, por um lado; comédia e poesia helenística, por outro – com o objetivo de pôr em relevo o cruzamento de temas comuns e o modo como a expressão própria de cada género literário potencia abordagens diferenciadas a problemáticas análogas. Serão abordados os temas: a) (des)construção da figura do herói (Ésquilo, Persas; Sófocles, Rei Édipo; Heródoto); b) poesia como veículo explícito e ímplicito de teorização poética (Aristófanes, Tesmofórias e Rãs; Calímaco).

Temas de Literatura Latina e Neolatina (15 ECTS)

[António Rebelo e Paula Barata Dias]

Este seminário visa explorar o poder do verbo na continuidade da cultura literária concebida e modelada no mundo antigo e projetada para o mundo pós-romano (da Antiguidade Tardia ao Humanismo Renascentista). O foco do estudo do discurso literário incide, neste seminário, no poder retórico da palavra, em contexto semântico-pragmático simultaneamente de evolução diacrónica e de diversidade sincrónica. Enquanto meio privilegiado, que permite refletir a sociedade, a política e a cultura, e os poderes dominantes, o texto literário é objeto de extraordinárias transformações potenciadas pelo legado clássico que impulsiona a renovação, atualização e adequação permanente das letras latinas ao pensamento de cada época, pela mão de novos agentes versados na língua e na cultura clássicas. A força (uis) do verbo e o seu poder de persuasão serão analisados preferencialmente nos novos géneros e subgéneros literários, com destaque preponderante, mas não exclusivo, para a apologética e a homilética, enquanto recursos retóricos da persuasão, e para a biografia e a hagiografia, enquanto instrumentos de legitimação de e do poder.

2º ano

Seminário de Orientação (130 ECTS)

3º e 4º anos

Tese de Doutoramento (50ECTS)