22 a 24 abril 2024

A tirania, entre muitos outros privilégios, goza o de fazer e dizer o que lhe apraz.
Sófocles, Antígona, vv. 506-507.

Não nasci para odiar, mas sim para amar.
Sófocles, Antígona, v. 524.

A intrépida decisão de Antígona de empreender sozinha a tarefa de dar sepultura a seu irmão Polinices, contrariando assim o édito que proibia as honras fúnebres a este filho de Édipo, desencadeia um insolúvel conflito com o seu tio Creonte, o novo senhor da cidade de Tebas.

São diferentes e irreconciliáveis critérios de justiça que estão na origem deste conflito, que atinge o paroxismo num longo e tenso agon (vv. 446-525), no auge do qual a jovem filha de Édipo arrebatadamente afirma que “a [tirania], entre muitos outros privilégios, goza o de fazer e dizer o que lhe apraz” (vv. 506-507). À lei particular escrita de Creonte, contrapõe Antígona, em defesa da sua destemida atitude, a lei natural não escrita, que é de sempre e que ninguém sabe quando apareceu. Ainda que por decreto fosse proibido prestar honras fúnebres a Polinices, era justo fazê-lo, porque na opinião da destemida jovem – nascida para amar e não para odiar –, esse era um direito natural que lhe assistia.

Com esta inconciliável ação desafiadora, que incessantemente questiona os poderes coercivos de Creonte, Antígona torna-se num paradigma de contestação a todo e qualquer exercício de poder absoluto e num exemplo de mulher ciente do seu papel na sociedade, dois mitemas que serão largamente glosados pela literatura ocidental.

Dotado de uma inextinguível capacidade de reconfiguração, este mito foi significativamente escolhido pelo grupo de investigação “Mitografias: temas e variações” para celebrar os 50 anos da “revolução dos cravos” (25 de abril de 1974), que marcou o fim de um longo período de opressão em Portugal e a consequente conquista da liberdade.

Com a presente iniciativa pretende-se dar continuidade, reforçar e promover a investigação em áreas multidisciplinares, compreendendo a literatura, a cultura, a linguística e a tradução, bem como as suas relações com outros domínios científicos, literários, artísticos e culturais.

Painéis temáticos

Aceitam-se propostas de comunicação, nas áreas temáticas seguintes:

• O mito de Antígona e sua receção;
  • A figura do ditador;
  • O papel da mulher nas lutas de libertação;
  • A questão da justiça;
  • Prepotência e rebelião;
  • Mecanismos de repressão e de controlo ideológico (censura, polícia política…);
  • O papel da imprensa, da literatura e das artes na luta contra a ditadura;
  • Guerras fratricidas;
  • Memórias da guerra colonial na literatura;
  • Os movimentos de libertação.

Submissões e Inscrições, Publicação

Submissão de resumos

Aceitam-se propostas de trabalhos no formato de comunicação oral (duração máxima de 20 minutos). As submissões de resumo devem ser enviadas para o endereço dlc-antigona@ua.pt com os seguintes dados:

• nome(s) do(s) autor(es);
  • instituição;
  • título da comunicação;
  • e-mail(s);
  • ORCID;
  • endereço completo;
  • resumo até 300 palavras;
  • 6 palavras-chave;
  • mini CV (até 5 linhas).

As propostas no âmbito de teses em curso só serão aceites caso os respetivos orientadores aceitem ser coautores da comunicação.
Todos os resumos serão objeto de revisão por parte da Comissão Científica e os autores serão notificados por e-mail.
Línguas de trabalho: português, inglês, francês e espanhol.

Inscrições

Para validar a sua situação como conferencista, deverá fazer a sua inscrição para o endereço dlc-antigona@ua.pt enviando em anexo, o formulário preenchido e, caso se aplique, o comprovativo da transferência bancária. Para efeitos de emissão de recibo, indicar o nome que nele deve constar, morada, bem como o respetivo número de identificação fiscal.

• Inscrições sem comunicação (limitadas): 25 € (até 1 de março de 2024).
  • Inscrições com comunicação livre: 100 € (até 10 de janeiro de 2024).
  • Eventuais taxas bancárias serão suportadas pelo congressista.

Os dados para pagamento da inscrição são os seguintes:

Nome da Entidade Beneficiária: Universidade de Aveiro
NIB: 0035 0836 0000 1785 2307 0
IBAN: PT 50 0035 0836 0000 1785 2307 0
Código SWIFT / BIC: CGDIPTPL
Entidade bancária: Caixa Geral de Depósitos
Balcão da Universidade, 3810-193 AVEIRO

• Os docentes e alunos da Universidade de Aveiro e os membros do CLLC estão isentos de pagamento de inscrição. Nestes casos, a emissão de um certificado de participação está sujeita ao pagamento de 5 €.
  • Cada comunicação só poderá ser apresentada pelo(s) seu(s) autor(es).
  • A inscrição é obrigatória para a participação no congresso, mesmo no caso de estar isento de pagamento.

Submissão de textos finais

Os textos finais das comunicações , para publicação num número temático da revista Forma Breve, serão igualmente submetidos a um processo de revisão por pares e deverão ser enviados, em formato Word, para dlc-antigona@ua.pt até ao dia 25 de julho de 2024, de acordo com as seguintes regras:

• formatação: tipo de letra Times New Roman 12, espaço 1,5 entre linhas;
  • referências bibliográficas, segundo as normas da APA 6.ª edição (ver tutorial em <https://www.ua.pt/file/62638>);
  • cabeçalho: título (na língua do texto e em inglês), nome(s), instituição, email;
  • resumo até 300 palavras (na língua do texto e em inglês);
  • 6 palavras-chave (na língua do texto e em inglês);
  • número limite de páginas: 20 pp.
  • os autores deverão deter os direitos das imagens que eventualmente incluam nos seus artigos.

Datas importantes

• submissão de resumos: até 15 de novembro de 2023;
  • notificação aos autores: até 15 de dezembro de 2023;
  • inscrição com comunicação: até 1o de janeiro de 2024;
  • inscrição sem comunicação (limitadas): até 1 de março de 2024;
  • congresso: 22 a 24 de abril de 2024;
  • submissão do texto final para publicação: até 25 de julho de 2024.