Toda a correspondência relativa ao congresso deverá ser feita usando exclusivamente o correio eletrónico:

diaitalusobrasileiro@gmail.com

• • •

Carmen Soares

Professora Catedrática da Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras). É diretora do doutoramento Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coordenadora Científica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho Científico do Instituto Europeu de História e Culturas da Alimentação (Tours, França).

Inês de Ornellas e Castro

Professora Auxiliar da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Professora Auxiliar Convidada da Nova Medical School. Investigadora integrada do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, membro da coordenação e investigadora do Projeto transnacional luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.

Maria Helena da Cruz Coelho

Professora Catedrática aposentada da FLUC. Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura da FLUC. Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Vice-Presidente da Academia Portuguesa da História. Investigadora do Projeto luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.

Martinho Tomé Soares

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Mestre e Doutor em Poética e Hermenêutica pela mesma instituição. Tem produzido trabalhos sobre literatura e culturas clássicas e portuguesa, filosofia e história. Investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH).

Nelson Henrique da Silva Ferreira

Investigador de pós-doutoramento na Universidade de Coimbra e tem estudado e publicado no âmbito das Infra-estruturas de Ciência Aberta, da cultura popular, das línguas e da história social das regiões mesopotâmicas e mediterrânicas e do pensamento antigo. Recentemente a sua investigação tem-se dedicado ao impacto antropológico da dependência económica da produção agrícola nas culturas suméria e romana, à história da ciência e às Infra-estruturas de Ciência Aberta.

Paula Barata Dias

Professora Auxiliar da FLUC. Investigadora integrada do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Univesidade de Coimbra e investigadora do Projeto transnacional luso-brasileiro DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia. Subdiretora do Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade e de Diretora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da FLUC.

• • •

Comissão Executiva

Carlos Baptista

Mestre em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedades e atualmente frequenta o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. No quadro de interesse em alimentação, património, cultura e território, destacam-se os cursos em Antropologia da Alimentação e em Património Cultural Imaterial.

Eulália Marques

Licenciada em Estudos Clássicos (FLUC) e em Design (UMa). Mestranda em Ensino de Português no 3º ciclo do EB e no ES e de Latim no ES. Colabora ativamente nos Ludi Conimbringenses e faz parte do secretariado da atual direção do FESTEA. Promove a disseminação (através de design gráfico) de ambos e ainda da Associação Cultural Thíasos.

Lara Longobardi Aguiar Ramos

Mestre em Alimentação: Fontes Cultura e Sociedade pela Universidade de Coimbra. Bacharel em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (FLUC), pela Universidade de Coimbra.

Maira Loureiro Polatto

Bacharel em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Florianópolis - Brasil. Atualmente frequenta o Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade e o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Maria Olímpia Fernandes Especiosa

Está em Doutoramento em Estudos Clássicos - Poética e Hermenêutica e contratada como bolseira do Projeto European Operas Plus. Licenciou-se em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo frequentado o Mestrado em Educação na mesma instituição. Tem experiência como docente e desenvolve a sua investigação nas áreas da cultura grega antiga.

Patrícia de Gomensoro Malheiros

Mestre em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Atualmente é aluna no Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Organização:
Instituições de Investigação e Académicas Parceiras: