Prova de Língua Estrangeira para Candidatos/as aos Mestrados em Ensino
Todos/as os/as candidatos/as aos Mestrados de Ensino de Português e Língua Estrangeira, Ensino de Inglês e Ensino de Inglês e Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra estão obrigados/as à realização de provas nas línguas estrangeiras dos mestrados aos quais se candidatam. |
![]() |
Não é necessário qualquer procedimento específico de inscrição para realizar a prova. Devem apresentar-se para realizar a prova as pessoas cuja candidatura a um dos cursos de mestrado em ensino com a componente de língua estrangeira não tenha sido invalidada até ao final do dia anterior à data marcada. |
![]() |
Estas provas constituem critérios de seriação e a não comparência ou a não aprovação (resultado inferior a 10 valores) são motivo de exclusão. |
![]() |
Os/As candidatos/as que tenham realizado esta prova na FLUC nos dois últimos anos, com aprovação, estarão dispensados/as de a repetir. |
CALENDÁRIO DAS PROVAS ESCRITAS
Prova Escrita |
2ª fase |
3ª fase |
A prova escrita compreende os seguintes elementos | ||
Prova Escrita de Espanhol |
16 de julho, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
17 de setembro, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
i) Leitura e compreensão de texto ii) Produção de texto escrito iii) Avaliação de questões vocabulares e gramaticais em contexto |
Prova Escrita de Francês |
16 de julho, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
17 de setembro, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
|
Prova Escrita de Inglês |
16 de julho, 10h00 |
FLUC, sala a indicar |
18 de setembro, 10h00 |
FLUC, sala a indicar | |
Prova Escrita de Alemão |
16 de julho, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
17 de setembro, 15h00 |
FLUC, sala a indicar |
CALENDÁRIO DAS ENTREVISTAS (A avaliação da competência oral dos candidatos realiza-se durante a entrevista que decorrerá em português e na língua estrangeira.)
Cursos: |
2ª fase |
3ª fase |
Critérios de apreciação | ||
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, as áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês |
19 de julho a partir das 9h00 |
online (será enviado o link de acesso e horário mais específico após a comunicação dos resultados da prova escrita de Português) |
20 de setembro a partir das 9h00 |
online (será enviado o link de acesso e horário mais específico após a comunicação dos resultados da prova escrita de Português) | a) Correção e fluência na língua portuguesa e na língua estrangeira; b) Adequação do discurso à situação comunicativa, em ambas as línguas; c) Conhecimento do sistema educativo português e da realidade do ensino de Português e de línguas estrangeiras no 3º ciclo do ensino básico e secundário; d) Justificação/motivação para escolha do Mestrado; e) Reflexão sobre a adequação do perfil pessoal às características da profissão docente. |
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês | 18 e 19 de julho a partir das 9h00 | A entrevista será presencial, com hora a indicar para cada candidato/a seriado/a | 20 de setembro a partir das 9h00 | A entrevista será presencial, com hora a indicar para cada candidato/a seriado/a | a) clareza e correção da expressão oral; b) adequação do discurso à situação comunicacional; c) proficiência linguística; d) justificação/motivação para escolha do Mestrado; e) adequação do perfil do/a candidato/a às características da profissão docente. |
Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | 18 e 19 de julho a partir das 9h00 | A entrevista será presencial, com hora a indicar para cada candidato/a seriado/a | 20 de setembro a partir das 9h00 | A entrevista será presencial, com hora a indicar para cada candidato/a seriado/a | a) clareza e correção da expressão oral; b) adequação do discurso à situação comunicacional; c) proficiência linguística; d) justificação/motivação para escolha do Mestrado; e) adequação do perfil do/a candidato/a às características da profissão docente. |