/ Serviços / Fundos Especiais

Maria Augusta Barbosa

Em tratamento

Livraria da Doutora Maria Augusta Barbosa

Maria Augusta Barbosa nasceu em Loures em 1912 e foi aluna do Conservatório Nacional, onde estudou com Campos Coelho, José Viana da Mota e António da Costa Ferreira. Completou a sua formação musical em Paris com Louis Lalloy e Nadia Boulanger.

Entre 1938 e 1943 estudou Musicologia na Universidade Humboldt de Berlin como aluna dos professores Hans Mersmann, Arnold Shering e Johannes Wolf, estudos que retomou em 1959 na Universidade de Colónia.

Sob a orientação de Karl-Gustav Fellerer completou em 1970 o seu doutoramento na mesma universidade, tendo sido esta a primeira dissertação doutoral em Musicologia defendida por um especialista de nacionalidade portuguesa. Com o título “Vincentius Lusitanus: ein Portugiesischer Komponist und Musiktheoretiker des 16. Jahrhunderts” a dissertação de Maria Augusta Barbosa (publicada pela Secretaria de Estado da Cultura em 1977) contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento sobre a música portuguesa no séc. XVI, em particular sobre o compositor e teórico Vicente Lusitano.

Foi galardoada em 1984 e 1998, respetivamente, com o Grande Prémio Gulbenkian e o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores.

Maria Augusta Barbosa doou todo seu acervo à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra em 2003. O acervo é composto por cerca de 6 100 monografias, 400 títulos de publicações periódicas, discos em vinil e CD’s.