/ Atividades

Camões. Letras Impressas (1572–2024)

A exposição «Camões. Letras Impressas (1572-2024)» esteve na Biblioteca Joanina a 10 de junho de 2024, tendo sido inaugurada por Sua Excelência o Presidente da República.

Trata-se de uma produção da BGUC com curadoria de José Augusto Cardoso Bernardes: «A primeira edição de Os Lusíadas surge em Lisboa, no ano de 1572. Desde então, as obras de Luís de Camões (1524?–1580) foram sendo publicadas regularmente até aos nossos dias. A conclusão parece ser só uma: os portugueses não conseguem passar sem os livros do seu "poeta maior". A pequena mostra que se propôs foi constituída por obras escolhidas, que se guardam na biblioteca da Universidade de Coimbra». Concebida para assinalar o início das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, esta exposição bibliográfica estará de novo patente na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no outono de 2024, em versão mais extensa.

Curador

José Augusto Cardoso Bernardes