/ O que vivi na UC

"O que vivi na UC" com Hugo Andrade

Neste episódio, partilhamos o testemunho de Hugo Andrade, coordenador da Unidade de Estudos e Projetos do Serviço de Gestão de Instalações e Património da Universidade de Coimbra.

Publicado a 28.05.2024

«Com cerca de 500.000m2 de área construída, a Universidade de Coimbra, possui um espólio edificado rico e muito variado, entre edifícios multisseculares e outros ainda em construção. Possuem naturalmente diferentes funções, necessidades e patologias que requerem um acompanhamento constante e especializado.

Com mais de 20 anos a trabalhar na nossa UC, com maior enfoque em projetos de reabilitação, são vários os momentos que marcaram o meu percurso profissional. De todos, destaco o momento em que a UNESCO reconheceu, a partir do Camboja, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade em 2013.

Intervir em Património vivo, com todas as vicissitudes inerentes das obras (e que ninguém gosta, como o barulho e o pó) são desafios constantes, mas também muito gratificantes. Exemplos disso são a construção de um Laboratório de Análises Clínicas em plena pandemia de Covid-19, o espaço de referência que se tornou o Student Hub e, mais recentemente, as Salas Híbridas e o Factory Lab que foram desenvolvidos por equipas multidisciplinares do Serviço de Gestão de Instalações e Património, na qual exerço atualmente funções de coordenação de Estudos e Projetos.

Deve assim o edificado da Universidade de Coimbra ser capaz de responder aos novos programas, atualizando-se e reinventando-se, para não correr o risco de se tornar como a cidade de Zora:

Mas foi inutilmente que parti em viagem para visitar a cidade: obrigada a permanecer imóvel e igual a si própria para melhor ser recordada, Zora definhou, desfez-se e desapareceu. A Terra esqueceu-a.

Cidades Invísiveis de Italo Calvino»